Leituras Diferentes em Ponte de Lima
Leituras
diferentes
21
e 22 de Novembro
Ponte
de Lima e Valença
Em
Ponte de Lima a
sessão foi muito concorrida, juntando crianças e jovens do campo do
autismo, acompanhadas de professores, técnicos e auxiliares de
educação, que trabalham habitualmente dom estas pessoas especiais, e
técnicas e docentes de outras estruturas educativas da cidade. Foi
uma acção de capacitação muito participada em torno das três
grandes mesas onde fomos partilhando os materiais em interacção com os nossos leitores especiais. Destaque para a participação activa das técnicas da Biblioteca Municipal que tiveram oportunidade
de apresentar alguns materiais que usam no espaço infantojuvenil. No
final alguns participantes sugeriram o desenvolvimento de uma acção
de formação mais longa e acreditada (25 horas). Relembro que ainda
terão lugar mais três momentos formativos, “Rodas Concelhias”
(Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo) que permitirão focar as
diferentes necessidades de capacitação por Concelho.
Mais sobre esta iniciativa - AQUI
Leituras Diferentes - Atividade
com públicos escolares e profissionais de educação e de
bibliotecas, incluindo pessoas com deficiência e, ou, incapacidade,
tais como surdez, cegueira e baixa visão, autismo, Trissomia 21,
défice cognitivo, doença mental. Com a duração de 90 minutos, é
dinamizada por Miguel Horta, da Laredo Associação Cultural, com a
colaboração de Bibliotecas Municipais e Agrupamentos de Escolas dos
Municípios do Alto Minho, e outras entidades
dedicadas a pessoas com deficiência e, ou, incapacidade. Esta
atividade é parte da proposta Alto Minho a ler : uma estratégia
para o sucesso escolar, integrado no projeto PIICIE, promovido pela
CIM Alto Minho,de 2018 a 2020, e envolve todos os concelhos do Alto
MInho. Visa apoiar o combate ao abandono escolar pela valorização
da leitura, associada à escrita e à criação, numa perspetiva
inclusiva que desenvolva competências entre os agentes educativos de
modo a permitir mais e melhores projetos no futuro e permitindo
rentabilizar recursos públicos comuns já existentes - bibliotecas,
museus, escolas, profissionais, cultura da comunidade valorizando a
leitura e as literacias.
Uma sessão muito concorrida!
-Vai crescendo o interesse na mediação leitora inclusiva
. Acessibilidade a conteúdos de forma inclusiva.
Ainda a influência de anteriores caminhadas.
Comentários
Enviar um comentário