Leituras Diferentes em Ponte de Lima


Leituras diferentes
21 e 22 de Novembro
Ponte de Lima e Valença

Decorreram a 21 e 22 de Novembro em Ponte de Lima e Valença, mais duas oficinas de dedicadas a leitores especiais, promovidas pela CIM do Alto Minho, desenvolvidas no terreno pela Laredo Associação Cultural e pelas Bibliotecas Públicas da RIBAM (Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Minho)

Em Ponte de Lima  a sessão foi muito concorrida, juntando crianças e jovens do campo do autismo, acompanhadas de professores, técnicos e auxiliares de educação, que trabalham habitualmente dom estas pessoas especiais,  e técnicas e docentes de outras estruturas educativas da cidade. Foi uma acção de capacitação muito participada em torno das três grandes mesas onde fomos partilhando os materiais em interacção com os nossos leitores especiais. Destaque para a participação activa das técnicas da Biblioteca Municipal que tiveram oportunidade de apresentar alguns materiais que usam no espaço infantojuvenil. No final alguns participantes sugeriram o desenvolvimento de uma acção de formação mais longa e acreditada (25 horas). Relembro que ainda terão lugar mais três momentos formativos, “Rodas Concelhias” (Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo) que permitirão focar as diferentes necessidades de capacitação por Concelho.

Mais sobre esta iniciativa - AQUI  

Leituras Diferentes -  Atividade com públicos escolares e profissionais de educação e de bibliotecas, incluindo pessoas com deficiência e, ou, incapacidade, tais como surdez, cegueira e baixa visão, autismo, Trissomia 21, défice cognitivo, doença mental. Com a duração de 90 minutos, é dinamizada por Miguel Horta, da Laredo Associação Cultural, com a colaboração de Bibliotecas Municipais e Agrupamentos de Escolas dos Municípios do Alto Minho, e outras entidades dedicadas a pessoas com deficiência e, ou, incapacidade. Esta atividade é parte da proposta Alto Minho a ler : uma estratégia para o sucesso escolar, integrado no projeto PIICIE, promovido pela CIM Alto Minho,de 2018 a 2020, e envolve todos os concelhos do Alto MInho. Visa apoiar o combate ao abandono escolar pela valorização da leitura, associada à escrita e à criação, numa perspetiva inclusiva que desenvolva competências entre os agentes educativos de modo a permitir mais e melhores projetos no futuro e permitindo rentabilizar recursos públicos comuns já existentes - bibliotecas, museus, escolas, profissionais, cultura da comunidade valorizando a leitura e as literacias.
Uma sessão muito concorrida!
-Vai crescendo o interesse na mediação leitora inclusiva
. Acessibilidade a conteúdos de forma inclusiva.
Ainda a influência de anteriores caminhadas.

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