Rouxinol ...sem passar à Vidigueira". Agora, passei!

 

Acho que não vou esquecer a minha passagem pela Vidigueira. Foram dois dias intensos onde a poesia e a ilustração foram mote para diversos encontros com os alunos da vila. Comecei por apresentar, a 24 de Fevereiro, os meus livros na Biblioteca Municipal, numa sessão animada com os pequemos leitores. Fizeram-me sentir à vontade e deixei-me ir pelo caminho das palavras. As crianças mostraram preferência pelo “Rimas Salgadas” e acabei por mostrar uma ilustração original, bem como alguns desenhos que tenho vindo a fazer, pensando numa exposição. Depois, mimaram-me!


Naquela noite choveu com fartura, interrompendo, por momentos, os dias de secura deste ano estranho. No dia seguinte, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas, trabalhei a poesia através da metodologia da “Máquina da poesia”. Perguntam-me os professores se podem copiar a brincadeira com as palavras. É mesmo para isso, copiar, aplicar, modificar, reinventar com o objetivo de retirar o medo da escrita e ir entendendo a natureza da poesia e incluir aqueles que são menos lestos na aprendizagem. Quando me fiz à estada, no regresso, levava comigo as risadas dos alunos, mais fortes que o tamborilar da chuva, dando sentido aos quilómetros percorridos.


Fotografias: por cortesia da Câmara Municipal da Vidigueira

Comentários

Mensagens populares