Fortemleitura: Fenix Leitora

 

A Mediação Cultural está na escola,
propondo caminhos paralelos ao ensino curricular,
partilhando metodologias artísticas não formais
que se juntam num mesmo objetivo educativo.


Os projetos dinâmicos acabam por transcender as margens estipuladas na sua génese, educam os proponentes e indicam, por vezes circunstancialmente, a estrutura que a ideia deverá seguir no futuro. No passado dia 8 de Março, no contexto do projeto
Fortemleitura (Laredo Associação Cultural + Bibliotecas Escolares do Forte da Casa), trabalhei com um 5º ano “Fénix”; dinâmicas de corpo e movimento e mediação leitora. O que tornou esta sessão tão singular, foi a presença dos alunos do 10º PAE, futuros técnicos de apoio educativo, que puderam assistir ao vivo à mediação leitora e outras metodologias que já tinham experimentado comigo. Instados pela Professora Benilde, tomaram notas tendo avaliado comigo o desenvolvimento da sessão e seus objetivos. Na sessão, também participaram auxiliares de educação da Biblioteca Escolar e alguns docentes, em contexto de capacitação. Da parte da tarde estive com outra turma, esta do 7º ano (igualmente “Fénix”), tratando-se de um grupo com dificuldades no Português (e não só), optei por trabalhar a gramática e o léxico ativo com a “Filactera” , tirando partido dos emojis (“carinhas”), que todos passamos a vida a enviar através do telemóvel, para falar de adjetivos e utilizando as onomatopeias, tão próprias da Banda Desenhada, para chegar aos verbos. Foi um momento trabalhoso para todos: o vocabulário que utilizamos no dia a dia anda muito empobrecido... Fica aqui o agradecimento aos "assistentes operacionais" (não gosto nada da designação) da Biblioteca pelo apoio às sessões e presença atenta em todos os momentos da capacitação que vai decorrendo concomitantemente.

Ficou, assim, proposto um modelo de intervenção que bem poderíamos prosseguir no futuro. Outras conclusões baseadas na observação do trabalho realizado levantam também hipóteses de trabalho inovador, como referirei em publicações posteriores sobre o projeto Fortemleitura. A Mediação Cultural está na escola, propondo caminhos paralelos ao ensino curricular, partilhando metodologias artísticas (não formais) que se juntam num mesmo objetivo educativo.

Comentários

Mensagens populares