Fortemleitura: Uma semana intensa no A. E. do Forte da Casa
A primeira semana intensiva do projeto Fortemleitura teve lugar entre 17 e 21 de janeiro deste ano, abrangendo alunos do segundo ciclo ao secundário do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa. Este projeto que se desenvolve a partir das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, numa parceria com a Laredo Associação Cultural, envolve a capacitação de docentes e não docentes, contando igualmente com a colaboração da Biblioteca Municipal da Quinta da Piedade e da Casa da Juventude do Forte da Casa. Logo no início da semana trabalhei com um 5º ano Fénix, um grupo de crianças com problemas de concentração, fracos hábitos de leitura e outras situações. Sabia que era uma turma fraca mas não tinha a caracterização do grupo quando lancei a proposta da “Máquina da poesia”; as dificuldades foram grandes. Os desafios de movimento e palavra foram mais bem sucedidos.
Já o 7º ano, que recebi de seguida na Biblioteca Escolar (também uma turma do Projeto “Fénix”), reagiu com alegria ao que foi proposto, tendo participado com muita atenção na mediação do livro Zoom. Com as turmas do Secundário temos seguido a mesma lógica do Movimento 14 – 20 a Ler (PNL) trabalhando com as turmas em continuidade. O trabalho desenvolvido com a turma do 11º PTAI (futuros “técnicos de apoio à infância”) foi dinâmico e profundo; trabalhámos o corpo com um conjunto de exercícios de movimento, muito participados, onde não faltaram as auxiliares de educação da Biblioteca escolar e alguns docentes. Falámos de livros para a infância, tendo partilhado com os alunos algumas edições que têm vindo a acompanhar o meu trabalho. O 10º ano PTAI iniciou-se na mediação leitora numa sessão muito participada em torno da “Máquina da poesia”; de seguida propus a utilização de sussurradores para partilha da escrita criada durante a sessão. Estou muito curioso sobre a resposta a este desafio... Por fim, trabalhei com o 11º ano Multimédia, tido como uma turma com dificuldades, mas que participou tranquilamente nas dinâmicas propostas, dando tempo para falar de livros, intertextualidade, da relação entre palavra e imagem. Na altura sublinhei a importância dos audiolivros, vídeos, podcasts, e-books e outros recursos passíveis de serem utilizados em torno do universo dos livros e dos seus conteúdos.Amanhã começa mais uma “Semana Laredo” no projeto Fortemleitura, da qual vos daremos notícia nas próximas publicações.
Comentários
Enviar um comentário