Fortemleitura: Uma coleção viva.

Março de 2022

Como sempre digo, o epicentro do projeto Fortemleitura é na Biblioteca Escolar, partindo de uma intervenção sequenciada junto dos alunos do secundário, docentes e não docentes, para um trabalho estruturado junto dos outros graus de ensino do A.E. Forte da Casa. Uma das consequências deste projeto tem sido o enriquecimento da coleção com um conjunto de livros específicos para a mediação junto de crianças dos diversos níveis de ensino, numa perspetiva inclusiva. Este facto, tem permitido aos alunos do curso profissional de técnicos de apoio educativo a escolha de títulos que depois irão trabalhar junto dos alunos mais novos. É mesmo isto que temos feito com as duas turmas de seguimento, uma do 10º ano e outra do 11º, com a preciosa cumplicidade da Professora Leopoldina Nogueira. Nas sessões realizadas, os alunos escolheram os livros que pretendem trabalhar; na ocasião exemplifiquei com diversas abordagens em mediação leitora, tendo como base os livros escolhidos pelo projeto. Esperemos agora pelos resultados que serão aprimorados em colaboração com a equipa de docentes do Fortemleitura. 


Também trabalhei com a turma do 11º PM (Multimédia) que chegou ao projeto por indicação da equipa de Educação Inclusiva do Agrupamento. Foi uma sessão que custou a arrancar, talvez pela ausência dos professores da turma - tive de recorrer, com ajuda da Professora Bibliotecária
Cristina Cruz, a uma dinâmica de corpo e movimento para descongelar o grupo. De seguida, correu tudo sobre rodas: dividi a turma em dois grupos para construção de uma proposta de multimédia sobre livros do projeto, que eles também escolheram. “Imaginem que voltamos a ter outro confinamento. Como vamos partilhar um livro com os mais novos, de forma eficiente, usando os recursos de multimédia que têm vindo a aprofundar no vosso curso?” Dado o mote, constituíram naturalmente dois grupos e começaram a fazer um storyboard. Escolheram “o Vazio” de Catarina Sobral e o “Tirar e Por” de Lucie Felix; um para mediação junto dos seus pares e o outro a pensar nas crianças mais pequeninas. Se os professores da turma acarinharem este pequeno projeto, estou certo que o resultado nos vai surpreender. Nas turmas com alunos com necessidades educativas específicas, a presença de uma Pedagogia de Projeto contribui para o foco individual, gera espírito colaborativo e aumenta a autoestima com a partilha do material produzido por todos. Uma nota importante: Durante a sessão, o Diogo, um dos alunos da turma Multimédia, "agarrou" muito bem o repto lançado na sessão anterior, projetou no ecrã da Biblioteca uma abordagem simples dos livros apresentados na semana de 17 a 21 de Janeiro, através de um programa que permite organizar uma pequena Biblioteca Virtual. Fica AQUI a proposta. 


Uma palavra sobre o 12º PTAI que está quase a partir para estágio. Tivemos um encontro na Biblioteca Escolar onde falámos dos estágios e da Prova de Aptidão Profissional, tendo-me disponibilizado para apoiar , à distância, o trabalho que vão realizar até ao final do ano letivo. Gostei de rever aquelas carinhas tapadas... No final fizemos uma
selfie para o álbum de recordações.

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