Um V gigante na Secundária do Forte da Casa


O Movimento 14-20 continua na Escola Secundária do Forte da Casa, agora com os estudantes muito mais soltos. Chegam a pedir para ir para o pátio fazer mais uma das “dinâmicas do Cetour” - Digo sempre – Não sou Cetour!. Ahhh, pois é, o senhor Miguel é artista. E respondo o Senhor está no céu. Se existisse a palavra Cetour, também existia o verbo: Eu Cetouro, tu Cetouras, ele Cetoura... E creiam que cetouram muito, os Cetoures...
O mais interessante é ver como vão desenvolvendo competências leitoras: uma das alunas do 11º ano PTAI pediu para lhe sugerir um livro, diz que gosta de romances , de erotismo, sugeri “Como água para chocolate” (Laura Esquível), mas acabou por levar “O perfume” (Patrick Suskind), acabadinho de chegar à biblioteca escolar (ainda sem cota).
Todos os alunos do 11º PTAI levaram livros para trabalhar em casa, muito variados, a pensar em leitores de diferentes idade; vão apresentá-los no próximo dia 11 de março no nosso ensaio geral, com a presença dos companheiros do Plano Nacional de Leitura, que nos vêm visitar. O 10ºPTAI “deu um salto” assinalável, também está a preparar algumas leituras, mas o mais desafiador é uma coreografia/performance baseada no poema“Viva o Vê” de José Fanha . Os professores das duas turmas agarraram com força esta proposta, só assim tem sido possível ir construindo este movimento. Quando chegar a Primavera, já vão estar preparados para intervir junto da comunidade, na Casa da Juventude do Forte da Casa, num evento que estamos a preparar com os parceiros do Projeto.

Comentários

Mensagens populares