Sussurradores em Monção



Na voragem dos dias, acabámos por não falar do desenvolvimento recente de alguns projetos, onde a Laredo está envolvida, e que agora foram suspensos por força da epidemia que assola o nosso País. Segue pois, um registo dos “Sussurradores do Alto Minho” em Monção, 3 e 4 de março, para a memória do “Alto Minho a Ler”

Esta atividade está integrada no projeto "Alto Minho a Ler: uma estratégia para o sucesso escolar", que faz parte da candidatura PIICIE- “Alto Minho School 4 All” – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar", promovido pela CIM Alto Minho, visando apoiar o combate ao abandono escolar pela valorização da leitura, associada à escrita e à criação, numa perspetiva inclusiva que desenvolva competências entre os agentes educativos de modo a permitir mais e melhores projetos no futuro e rentabilizar recursos públicos comuns já existentes - bibliotecas, museus, escolas, profissionais, cultura da comunidade, valorizando a leitura e as literacias.  
Uma Coca sussurradora
Trabalhei com uma turma do Ensino Profissional, adolescentes pouco próximos da leitura (dois deles em protesto comportamental) mas que alinharam na proposta, com a natural timidez e estranheza de quem comunica pela primeira vez com uma proposta de mediação leitora. Foi uma pequena conquista, feita passo a passo, com muita ajuda das técnicas da Biblioteca Municipal e dos professores que se foram revezando para acompanhar a realização da proposta que começou com uma leitura, pouco convencional, de um conjunto de poemas a que se seguiu a “Máquina da poesia. Com mais ou menos dificuldade, quase todos conseguiram escrever um verso e ainda fizemos um poema coletivo sobre o Amor...

A manhã de 5 começou com uma dinâmica colectiva de corpo. A adesão à proposta foi grande, ao ponto de todos censurarem um colega que se entretinha a boicotar a brincadeira que ganhou mais energia positiva a partir deste pequeno incidente. Depois dedicámo-nos à construção (decoração) dos nossos sussurradores ocupando a sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Monção, transformada em ateliê de expressões. Os alunos mais problemáticos não compareceram da parte da tarde, deixando-me uma sensação estranha - não consegui alcançá-los... Mas não é uma única sessão que vai resolver as tensões dos rapazes que têm péssimas figuras paternas a montante. (A falta que faz um psicoterapeuta na escola... e a presença de projetos continuados coerentes)
Da parte da tarde, fizemos o percurso pela Vila debaixo de uma chuva teimosa que nos obrigou a entrar em cafés e outras lojas; até a esquadra GNR foi lugar de sussurros. Para um adolescente, esta é a maior provação, sussurrar em público poemas, com tantas caras conhecidas na rua... Mas lá foram eles pelas ruas de Monção.
Trabalhando a comunicação com o outro
 



Comentários

Mensagens populares