Sussurradores em Monção
Na voragem dos dias, acabámos por não
falar do desenvolvimento recente de alguns projetos, onde a Laredo
está envolvida, e que agora foram suspensos por força da epidemia
que assola o nosso País. Segue pois, um registo dos “Sussurradores
do Alto Minho” em Monção, 3 e 4 de março, para a memória do “Alto Minho a Ler”.
Esta
atividade está integrada no projeto "Alto Minho a Ler: uma
estratégia para o sucesso escolar", que faz parte da
candidatura PIICIE- “Alto Minho School 4 All” – Planos
integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar",
promovido pela CIM Alto Minho, visando apoiar o combate ao abandono
escolar pela valorização da leitura, associada à escrita e à
criação, numa perspetiva inclusiva que desenvolva competências
entre os agentes educativos de modo a permitir mais e melhores
projetos no futuro e rentabilizar recursos públicos comuns já
existentes - bibliotecas, museus, escolas, profissionais, cultura da
comunidade, valorizando a leitura e as literacias.
Uma Coca sussurradora |
Trabalhei
com uma turma do Ensino Profissional, adolescentes pouco próximos da
leitura (dois deles em protesto comportamental) mas que alinharam na
proposta, com a natural timidez e estranheza de quem comunica pela
primeira vez com uma proposta de mediação leitora. Foi uma pequena
conquista, feita passo a passo, com muita ajuda das técnicas da
Biblioteca Municipal e dos professores que se foram revezando para
acompanhar a realização da proposta que começou com uma leitura,
pouco convencional, de um conjunto de poemas a que se seguiu a
“Máquina da poesia”. Com mais ou menos dificuldade, quase todos
conseguiram escrever um verso e ainda fizemos um poema coletivo
sobre o Amor...
A
manhã de 5 começou com uma dinâmica colectiva de corpo. A adesão
à proposta foi grande, ao ponto de todos censurarem um colega que se
entretinha a boicotar a brincadeira que ganhou mais energia positiva
a partir deste pequeno incidente. Depois dedicámo-nos à construção
(decoração) dos nossos sussurradores ocupando a sala infantojuvenil
da Biblioteca Municipal de Monção, transformada em ateliê de
expressões. Os alunos mais problemáticos não compareceram da parte
da tarde, deixando-me uma sensação estranha - não consegui
alcançá-los... Mas não é uma única sessão que vai resolver as tensões dos rapazes que têm péssimas figuras paternas a montante.
(A falta que faz um psicoterapeuta na escola... e a presença de
projetos continuados coerentes)
Da
parte da tarde, fizemos o percurso pela Vila debaixo de uma chuva
teimosa que nos obrigou a entrar em cafés e outras lojas; até a
esquadra GNR foi lugar de sussurros. Para um adolescente, esta é a
maior provação, sussurrar em público poemas, com tantas caras
conhecidas na rua... Mas lá foram eles pelas ruas de Monção.
Trabalhando a comunicação com o outro |
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