11 de Março: Movimento no Forte da Casa

"E viva o V!" - Performance poética

 No dia 11 de março celebrou-se a Semana da Leitura no agrupamento de Escolas do Forte da Casa – o PNL Movimento 14-20 mostrou o que tem andado a fazer. Tivemos o prazer de receber na nossa Festa a equipa do Plano Nacional de Leitura e os parceiros de projeto  Biblioteca Municipal e Casas da Juventude do concelho. Este é já o segundo ano de intervenção junto das turmas PTAI da Secundária do Forte da Casa, com o cerne na Mediação Leitora; formar jovens para que saibam utilizar o livro e a palavra junto dos mais novos e junto dos seus pares. Os futuros auxiliares de educação de infância, à medida que vão contactando com diferentes formas de usar a palavra, dinâmicas de corpo e movimento, a partilha de livros que surpreendem, começam a crescer como leitores, interiormente e de forma insuspeita. O 10º ano PTAI está a crescer provando que se sabe organizar autonomamente e o 11º ano demonstra ser uma turma criativa, solidária e empenhada. 
Mediando o livro perante uma assistência mergulhada em silêncio

É assinalável a qualidade do grupo de alunas que mediou diferentes livros com as crianças do primeiro ciclo e colegas do secundário, que acorreram às nossas comemorações no dia 11 de março; demonstraram maturidade e consciência do que é mediar um livro com o Outro. Ao longo destes dois anos letivos, o projeto foi "contaminando" mais professores, mais turmas, acrescentando momentos pedagógicos ao percurso escolar dos jovens participantes. A professora Isabel Aleixo (teatro) trouxe o trabalho em torno das narrativas e da comunicação da palavra. O professor Pedro Vitória trouxe a coesão e foco ao 10º ano, propondo a pesquisa de textos e garantindo que ninguém fica para trás neste projeto inclusivo. A professora São Pimenta trouxe mais duas turmas para o projeto, trabalhando a leitura (a palavra dita) com alegria (às vezes ao ar-livre) e gravando podcasts que se encontram disponíveis aos ouvidos de todos. Acho que também conseguimos seduzir o professor de música...bem precisamos de alguma afinação. Um palavra de apreço aos diretores de turma que estão empenhados do nosso Movimento. Não consigo mencionar aqui todos os docentes que vêm sendo envolvidos neste movimento, com epicentro na Biblioteca Escolar, sob a batuta da professora Cristina Cruz e sua equipa (extensível à incansável "andorinha" Helena Brígida - RBE)
O que mais me impressionou na festa foi o silêncio dos alunos que assistiam às apresentações – Bela escuta! Os meninos e meninas do 4º ano, que escutaram atentamente as histórias e os poemas, avaliaram positivamente (e animadamente) o desempenho dos nossos jovens mediadores da leitura...
Não faltaram petiscos providenciados pelos alunos de hotelaria e uma exposição muito interessante que tinha o objeto livro como base de transformação criativa.
Parceiros para a promoção da leitura no Concelho de Vila Franca de Xira

O 10º ano surpreendeu toda a gente com o poema/performance “Viva o v” (José Fanha) e o 11º ano acolheu os convidados na escadaria de acesso à Biblioteca Escolar com o poema “Homem” (Alexandre O'Neill) dito a várias vozes. Entre as diversas propostas apresentadas, destaque para o trabalho do Daniel em torno das palavras inventadas. Uma palavra especial para a Maria José Vitorino, companheira da Laredo, por “segurar as pontas” neste momento difícil. Assim que passar esta pandemia vamos regressar aos livros, fazendo crescer os jovens na leitura e continuar este treino da partilha com o outro. O Movimento continua, não tarda, na Casa da Juventude do Forte da Casa.
Sobre a mesa, um desafio para inventar palavras e criar novos significados



Comentários

Mensagens populares