Leituras Diferentes em Darque


No dia 5 de março, teve lugar na EB 2 3 Carteado Mena em Darque (Viana do Castelo) mais uma sessão de “Leituras diferentes”. 
Esta atividade está integrada no projeto "Alto Minho a Ler: uma estratégia para o sucesso escolar", que faz parte da candidatura PIICIE- “Alto Minho School 4 All” – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar", promovido pela CIM Alto Minho.
Foi uma sessão muito concorrida, com bastantes alunos da educação inclusiva de diferentes níveis etários, partilhei alguns recursos livro e não livro, dedicados a leitores/alunos especiais. Estiveram presentes muitos docentes e não docentes que todos os dias trabalham com estes alunos de grande diversidade funcional, onde pontua o autismo. Esta oficina foi um pouco mais difícil, com alguma dispersão, dada a quantidade de crianças de diferentes níveis; mas os livros circularam e alunos e professores conseguiram entender a intenção dos materiais apresentados. A sessão decorreu num espaço polivalente de animação (coordenado pela animadora cultural residente, a quem agradeço o apoio prestado durante a sessão). Na próxima Roda Concelhia (espaço de capacitação e reflexão) teremos oportunidade de aprofundar as propostas e exemplificar com alguns guiões de leitura as possibilidades destas ferramentas e metodologias. Lamentavelmente, vamos ter de esperar até que passe a pandemia para decidir datas e continuar o nosso trabalho.


Comentários

Mensagens populares