Ventosa: Ser especial

Eu sou Tu

As oficinas improváveis, iniciativa da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, seguem o seu caminho, levando a mediação leitora junto de crianças da educação especial, em contexto de Biblioteca Escolar, propondo metodologias de cooperação para a inclusão a docentes e auxiliares de educação.
Pelas características específicas de cada grupo de participantes, o trabalho segue de forma diversa nas duas Bibliotecas Escolares do Concelho abrangidas por este projecto. EB 23 Campelos e Centro Escolar da Ventosa. Em Campelos, estamos no primeiro ano de intervenção regular e a proposta circula em torno das dificuldades da aprendizagem da escrita e da leitura – Vou ter oportunidade de partilhar a metodologia da Filactera, meu Amor (ver link) adaptada a um grupo de alunos mais crescidos de problemática variada.
Na Ventosa, as sessões servem como proposta de novas metodologias que depois são aproveitadas para o projecto “Ler é ser especial” que reúne docentes de educação especial, a professora bibliotecária, auxiliares de educação,crianças das duas unidades da escola e seus respectivos tutores (pares da sala de aula). Nas duas últimas sessões trabalhámos em equipas de 5 na construção à escala, de personagens imaginárias, desenhadas em colaboração numa grande folha de papel de cenário. Trata-se de uma adaptação da metodologia “Eu sou Tu”(ver link). As crianças deitam-se sobre a folha e, aos poucos, vai surgindo uma personagem inventada para a qual vai ser preciso inventar “uma fala” e uma história.

Tivemos oportunidade de escutar um relato a duas vozes do projecto “Ler é ser especial” no encontro BICUL- Biblioteca, Inclusão, Universalidade e Leitura que decorreu na Biblioteca Municipal de Alenquer. Foi um gosto escutar a Ana Paula Ferreira (educação especial) e a Joana Rodrigues (professora bibliotecária) que nos conduziram por toda a dinâmica do projecto, através de fotografias expressivas e evidentes. Torres Vedras está de parabéns e a RBE, também.

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