De boca em boca, em redor dos livros e das texturas

 

Foto, por cortesia do projeto "De Boca em Boca"

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro (2021) estive em Mértola a convite do projeto “De boca em boca” e da Biblioteca Municipal, dinamizando oficinas, participando na Feira do Livro. Acorreu à oficina Máquina da Poesia um grupo de “alunos” da Universidade Sénior que passou um bom momento criando versos soltos a partir do desafio de escrita. Quem não sabia escrever, mas conhecia bem as palavras, formou um par cooperante com outro participante que escutou e escreveu o que dizia. Também no meio do grupo havia quem já trabalhasse as palavras por dentro, não me espantei quando começaram a surgir os primeiros versos, cheios de significado.


Também no contexto do Projeto, participei no debate “Escutando a voz dos que não têm voz”, uma interessante conversa em torno da intervenção sociocultural no Concelho de Mértola que permitiu conhecer a histórias de alguns participantes. O grupo de conversadores iniciais era composto por Cristina Taquelim, Maria do Rosário Fernandes e Natália Caldeira numa conversa moderada por Rita Sales, depois foi-se juntando mais gente à nossa troca de ideias. No Sábado de manhã fomos “Caçar texturas” no centro da Vila, entrando no mercado, recolhendo imagens das calçadas, riscando os lápis de cera sobre os pequenos relevos urbanos. O pequeno grupo de “caçadores” recolheu texturas e criou um desenho bem grande juntando diferentes elementos recolhidos pelo chão, paredes, até nas escadas de uma loja. Montámos uma pequena exposição lá num cantinho da feira … 

Encerrando a minha participação na Feira do Livro de Mértola, moderei a conversa com o fantástico José Fanha que nos encantou a todos com os seus poemas e com algumas histórias da sua vida, que desconhecíamos. Na plateia, Cláudio Torres sorria naquele encontro de amigos. Depois a tarde foi seguindo ao som de Celina da Piedade e Ana Santos (que bem tocam...). Fica um abraço para a Fernanda Mestre e Cristina Taquelim, com os votos de boa continuação deste trabalho pela literacia/leitura em Mértola. Outro abraço em recado para a Rita Sales: cuidem bem da voz dos que não têm voz e continuem a escutar e a registar histórias neste novo ano. Obrigado.

A nossa obra coletiva



Comentários

Mensagens populares