Desenhando os Medos na Biblioteca

 


Desenhos mal comportados, descarados,

enfrentando medos desmesurados.

Riscar! Riscar para vencer os medos!

Assim foi a oficina Desenhando os Medos que teve lugar este fim de semana, no dia 30 de Outubro na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana (Cascais). Foram duas horas muito inclusivas, juntando gentes muito variadas, famílias (Pais homens muito bem representados), diversas nacionalidades e origens sociais, espelhando o trabalho transversal que vem sendo desenvolvido na convocação de utilizadores para a oferta desta Biblioteca Municipal que possui uma grande coleção de Banda Desenhada.


Trouxe os materiais com que costumo utilizar, para que todos os pudessem experimentar bom material, que permite uma melhor expressão do traço e cobertura de superfícies. Os participantes, mesmo os mais novos, responderam bem ao desafio do preto e branco e ao tema dos Medos. Logo no início falei da natureza dos lápis, sua composição e origem, depois mostrei um original do meu trabalho (“desenho contemporâneo”), para que pudessem sentir o cruzamento de diferentes riscadores. Apresentei, igualmente, o livro Rimas Salgadas para que vissem a mesma técnica aplicada à ilustração de um livro para a infância. 
Nada como um dia de chuva para estar dentro da casa-biblioteca a desenhar. Usámos o papel preto e o branco como suporte para a experimentação. Os participantes desenharam, levantaram-se apreciando o trabalho dos outros, fizeram perguntas e o tempo escoou-se impercetivelmente. E foram tantos os medos, tantos os desenhos, que no final fizemos uma pequena exposição no chão da sala, partilhando a nossa produção. Bom ambiente!


Da pequena avaliação que fizemos, trocando impressões entre todos, ficou a vontade de repetir a oficina de desenho, com um novo tema.

Comentários

Mensagens populares