Reler em Elvas com adjetivos, verbos e onomatopeias
Boa Fé, Elvas
2ª sessão do projeto Reler com a Biblioteca (RBE)
Na Escola Básica 1 do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas
Logo pela manhã, reunimos as duas turmas, com quem estamos a trabalhar no projeto, numa sala ampla da escola. Decidimos trabalhar a gramática do Português através da “Filactera”, uma oficina/jogo simples que recorre à linguagem da banda desenhada para desenvolver aprendizagens. Misturámos e dividimos as turmas em 6 grupos, cada um com o seu desafio sobre o papel de cenário (afixado na parede), tendo o cuidado de juntar alunos de níveis diferentes, e lá passámos a manhã a brincar com os verbos, os adjetivos e as onomatopeias. Foi evidente que alguns alunos (em número reduzido) necessitam bastante de um trabalho personalizado e especializado dado o grande atraso nas aprendizagens. Os grupos que se conseguiram organizar, debatendo no seu interior as soluções para os desafios que deixei sobre o papel, foram aqueles que tiveram maior sucesso; outros alunos, mais individualistas, tiveram dificuldade em estabelecer um espírito colaborativo. Ao fim da manhã já tinha percebido a guerra de lideranças entre os rapazes, o poder afirmativo de uma miúda cigana que teve uma prestação bastante boa e o grupo das meninas silenciosas com grandes competências. É tal a miríade de situações que apenas posso afirmar a minha admiração pelos docentes que trabalham comigo, em contexto de biblioteca escolar, no projeto Reler.
Comentários
Enviar um comentário