Repensando propostas em tempo de pandemia


Continuamos a procurar soluções para responder às solicitações, das Bibliotecas (escolares e públicas), em época de pandemia. Que formato aplicar a esta ou aquela oficina ou laboratório, visto que agora o presencial é tão difícil? É preciso imaginação e olhar sem preconceitos a tecnologia (aplicações, programas …) que pode ajudar a construir uma proposta alternativa, que não é a mesma coisa que o presencial, mas garanta a comunicação e a qualidade pedagógica. Foi assim com a “Máquina da Poesia”, testada com sucesso na escola da “Conquinha” (Torres Vedras). A “máquina” funciona, mas precisa de ser oleada acoli e acolá. 
Estamos em condições de anunciar que já arranjámos maneira de por a funcionar a “Filactera” (onomatopeias, verbos, adjetivos e emojis)! Esta oficina de mediação do livro e da leitura, que pretende incluir todos numa descoberta divertida da gramática da língua portuguesa, usa a linguagem da Banda Desenhada como veículo de descoberta das palavras. Trata-se de uma metodologia não formal passível de ser utilizada com grupos específicos (com maiores dificuldades de aprendizagem) ou em grande grupo, o todo da turma. Esta oficina pode ser adaptada, construindo a partir dela propostas específicas para grupos mais profundos de Educação Especial. 

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