Imojis e adjetivos



Vou aproveitando o confinamento, para aprofundar algumas metodologias/ferramenta que costumo utilizar de forma inclusiva para trabalhar a gramática, sobretudo junto de alunos que têm maiores dificuldades. Desta vez, revisitei a “Filactera”. Nesta oficina/jogo, os alunos, divididos em pequenos grupos, resolvem sobre grandes folhas de papel de cenário um desafio em torno dos verbos e adjetivos. Nesta proposta utilizo as onomatopeias como pretexto para descoberta de verbos e os emoticons/emojis para explorar os diferentes adjetivos.
Fiz um levantamento de vários imojis, que expressam diferentes emoções, para construir um jogo de cartas com o objetivo de aprofundar o léxico e promover a conversa sobre diferentes sentimentos e emoções. Adolescentes e pré-adolescentes passam o tempo a enviar digitalmente, uns aos outros, estes bonequinhos, substituindo assim a expressão escrita de adjetivos/emoções.
Para testar o jogo e construir um conjunto de regras, tenho contado com um pequeno assistente aqui de casa.Vamos melhorar o jogo, mas já sabemos que funciona! Este joguinho deve dar uma boa versão digital...

Comentários

Mensagens populares