Imojis e adjetivos
Vou aproveitando o confinamento, para
aprofundar algumas metodologias/ferramenta que costumo utilizar de
forma inclusiva para trabalhar a gramática, sobretudo junto de
alunos que têm maiores dificuldades. Desta vez, revisitei a
“Filactera”. Nesta oficina/jogo, os alunos, divididos em pequenos
grupos, resolvem sobre grandes folhas de papel de cenário um desafio
em torno dos verbos e adjetivos. Nesta proposta utilizo as
onomatopeias como pretexto para descoberta de verbos e os
emoticons/emojis para explorar os diferentes adjetivos.
Fiz um levantamento de vários imojis,
que expressam diferentes emoções, para construir um jogo de cartas
com o objetivo de aprofundar o léxico e promover a conversa sobre
diferentes sentimentos e emoções. Adolescentes e pré-adolescentes
passam o tempo a enviar digitalmente, uns aos outros, estes
bonequinhos, substituindo assim a expressão escrita de
adjetivos/emoções.
Para testar o jogo e construir um
conjunto de regras, tenho contado com um pequeno assistente aqui de
casa.Vamos melhorar o jogo, mas já sabemos que funciona! Este joguinho deve dar uma boa versão digital...
Comentários
Enviar um comentário