Não confinar a leitura!
Na comunicação com os jovens é muito importante que seja estabelecida com justiça, lisura e reciprocidade, criando elos que
permitam que os projetos sigam em frente , com riqueza de conteúdos
e relações. Com estas preocupações de conservação dos elos no
Ler+ 14/20 Forte da Casa,
fiquei aflito com as limitações causadas pelo Covid-19 (e com a
minha doença); pensei logo...vão esquecer tudo no Verão! Então,
qual formiguinha, com ajuda da Maria José Vitorino, enviei um
exemplar do meu livro Dacoli e Dacolá (PNL) a
cada um dos alunos da turma do 11º PTAI (agora 12º), com uma
dedicatória pessoal. Ao que parece, todos apreciaram a iniciativa.
Em breve terei um reencontro, virtual, com os alunos envolvidos no
projeto. É claro que preferimos que os nossos encontros tenham lugar na dinâmica Biblioteca sede do agrupamento de escolas do Forte da Casa...
É suposto, o 12º PTAI entrar em estágio profissional, mas dadas as condições gerais causadas pela pandemia, torna-se uma tarefa difícil, mas passível de ser resolvida com a colaboração dos professores das tecnologias de comunicação - facilmente fariam um registo em vídeo, a partir dos expressivos exemplos de literatura infantil com que contactaram o ano passado. A coleção da Biblioteca Escolar está mais rica e não faltam recursos; alguns livros foram muito bem mediados com os mais novos, no ano letivo transato. Lembram-se?
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Fotografia: São Pimenta |
Neste estado das coisas,
calculam a dificuldade que os docentes têm de agendar e desenvolver
iniciativas e projetos, para além de responder aos curricula do
secundário. Foi com grande alegria que participei na primeira
reunião/formação (Zoom) do projeto, que teve lugar a 15 de
dezembro e trouxe novos rostos à nossa proposta, enquadrando
conteúdos e partilhando a programação. Foi um prazer ouvir a falar
a São Pimenta sobre os podcast - precisam agora de ser alojados on line, com visibilidade e facilidade de pesquisa Uma ideia que nasceu com grande autonomia, respondendo à necessidade
de treinar a leitura em voz alta tendo em conta a atitude dos
adolescentes. Do trabalho de criação e ensaio ao ar livre (no meio
das oliveiras) ao registo das leituras, tudo está em evolução,
esperando-se novos resultados este ano. Foram lançados outros
desafios, como a criação de curtas literárias, com textos mais
informais e comunicativos (que interessem mesmo aos pares destes
alunos); registos em vídeo que poderão ser apresentados depois (com exibição em loop)
na Casa da Juventude e Bibliotecas Municipais de Vila Franca de Xira,
partilhando parte do trabalho realizado. Nessa reunião, a Laredo
Associação Cultural comprometeu-se a ajudar os docentes na escolha
de textos (livros) bem adaptados à leitura em voz alta. De momento,
estamos a escolher datas e conteúdos para os encontros via Zoom com
os alunos das diferentes turmas do projeto; alguns poderão ser
apenas de partilha de leituras escutando atentamente o que os alunos
têm para dizer, outros, pensando nas turmas do 10º e 11º ano,
serão mais desafiadores/provocadores (fazendo pensar...). Não se
exclui a possibilidade de utilizar a Máquina da Poesia e a
Filactera, agora que estão pensadas para o universo digital.
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Fotografia: São Pimenta |
Como sempre, neste espaço, cá
continuaremos a dar-vos notícias do Movimento Ler + 14/20 no Agrupamento de
Escolas do Forte da Casa.
Estamos em modo "poesia surpresa"!
ResponderEliminar;)
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