Ler+ 14/20 Forte da Casa: Não confinar a leitura!

Não confinar a leitura!

Na comunicação com os jovens é muito importante que seja estabelecida com justiça, lisura e reciprocidade, criando elos que permitam que os projetos sigam em frente , com riqueza de conteúdos e relações. Com estas preocupações de conservação dos elos no Ler+ 14/20 Forte da Casa, fiquei aflito com as limitações causadas pelo Covid-19 (e com a minha doença); pensei logo...vão esquecer tudo no Verão! Então, qual formiguinha, com ajuda da Maria José Vitorino, enviei um exemplar do meu livro Dacoli e Dacolá (PNL) a cada um dos alunos da turma do 11º PTAI (agora 12º), com uma dedicatória pessoal. Ao que parece, todos apreciaram a iniciativa. Em breve terei um reencontro, virtual, com os alunos envolvidos no projeto. É claro que preferimos que os nossos encontros tenham lugar na dinâmica Biblioteca sede do agrupamento de escolas do Forte da Casa...

É suposto, o 12º PTAI entrar em estágio profissional, mas dadas as condições gerais causadas pela pandemia, torna-se uma tarefa difícil, mas passível de ser resolvida com a colaboração dos professores das tecnologias de comunicação - facilmente fariam um registo em vídeo, a partir dos expressivos exemplos de literatura infantil com que contactaram o ano passado. A coleção da Biblioteca Escolar está mais rica e não faltam recursos; alguns livros foram muito bem mediados com os mais novos, no ano letivo transato. Lembram-se?

Fotografia: São Pimenta
Neste estado das coisas, calculam a dificuldade que os docentes têm de agendar e desenvolver iniciativas e projetos, para além de responder aos curricula do secundário. Foi com grande alegria que participei na primeira reunião/formação (Zoom) do projeto, que teve lugar a 15 de dezembro e trouxe novos rostos à nossa proposta, enquadrando conteúdos e partilhando a programação. Foi um prazer ouvir a falar a São Pimenta sobre os podcast - precisam agora de ser alojados on line, com visibilidade e facilidade de pesquisa Uma ideia que nasceu com grande autonomia, respondendo à necessidade de treinar a leitura em voz alta tendo em conta a atitude dos adolescentes. Do trabalho de criação e ensaio ao ar livre (no meio das oliveiras) ao registo das leituras, tudo está em evolução, esperando-se novos resultados este ano. Foram lançados outros desafios, como a criação de curtas literárias, com textos mais informais e comunicativos (que interessem mesmo aos pares destes alunos); registos em vídeo que poderão ser apresentados depois (com exibição em loop) na Casa da Juventude e Bibliotecas Municipais de Vila Franca de Xira, partilhando parte do trabalho realizado. Nessa reunião, a Laredo Associação Cultural comprometeu-se a ajudar os docentes na escolha de textos (livros) bem adaptados à leitura em voz alta. De momento, estamos a escolher datas e conteúdos para os encontros via Zoom com os alunos das diferentes turmas do projeto; alguns poderão ser apenas de partilha de leituras escutando atentamente o que os alunos têm para dizer, outros, pensando nas turmas do 10º e 11º ano, serão mais desafiadores/provocadores (fazendo pensar...). Não se exclui a possibilidade de utilizar a Máquina da Poesia e a Filactera, agora que estão pensadas para o universo digital.

Fotografia: São Pimenta
Como sempre, neste espaço, cá continuaremos a dar-vos notícias do Movimento Ler + 14/20 no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares