Últimas oficinas em Campelos e na Ventosa
As Oficinas improváveis, por este ano,
terminaram. Ao longo deste ano letivo, no centro escolar da Ventosa e
na EB 2 3 de Campelos (Torres Vedras) realizou-se um conjunto de
oficinas dedicadas aos alunos de Educação Especial, em contexto de
Biblioteca Escolar. Estas oficinas propostas pela Biblioteca
Municipal de Torres Vedras, apresentam uma variedade de abordagens em
educação não formal em torno dos livros, da mediação leitora e
da comunicação, funcionando também como momentos de formação
prática para docentes e auxiliares de educação e de uma técnica
da biblioteca municipal. Para além da proposta de diferentes livros
para a diversidade, esta oficina propõe metodologias e ferramentas
pouco habituais em contexto de biblioteca escolar, dinâmicas de
grupo e exercícios de corpo e palavra dirigidos a estes alunos
especiais. Os contextos das duas bibliotecas escolares são bem
diferentes: enquanto em Campelos estamos no primeiro ano de
intervenção continuada, a Ventosa tem recebido regularmente estas
oficinas, estando a desenvolver o projeto inclusivo “Ler é ser especial” que assenta no conceito da leitura a par envolvendo os
alunos de ensino regular das turmas de origem que se constituem como
tandem. A constituição de equipas mistas, horizontais, em que
professores de educação especial, professores bibliotecários e
auxiliares de educação que atuam articuladamente no swio da escola
têm produzidos resultados bem positivos.
Na última sessão, na Biblioteca Escolar de Campelos, os alunos, a professora bibliotecária e a professora de educação especial presente, puderam experimentar a metodologia inclusiva Dos sons nascem histórias - um trabalho em torno da escuta e da construção de narrativas. Na imagem, uma criança fazendo o registo gráfico daquilo que vai escutando ( quem sabe ou quer escrever, escreve). De repente a professora de Educação Especial solta uma exclamação - "Aquele menino nunca escreve e está a escrever!" Por vezes, acontecem coisas assim com as metodologias não formais...
Comentários
Enviar um comentário