Clube de BD Inclusiva: Hoje montámos a exposição



Montámos hoje na entrada da EB 2 3 da Sarrazola um painel com a nossa pequena exposição do Clube de Banda Desenhada Inclusiva, um projeto que muito nos envolveu e desafiou. À medida que fui conhecendo os alunos, fui descobrindo as suas características singulares e a forma como as projetam no papel, junto com algumas interrogações e reflexões que fazem sobre o seu mundo, quando desenham. O Clube fez-se de muita conversa, muita comunicação frente a frente, ao princípio difícil, fluindo livremente neste último período. Criámos laços para poder avançar.


Partimos da área de especialidade de um dos nossos alunos, a Banda Desenhada, para a criação de um Clube Inclusivo, juntando colegas do ensino regular com os outros que acompanhamos mais de perto. Nestas sessões participaram 6 alunos de uma forma intermitente e dois com maior regularidade, os artistas agora expostos. A nossa pequena equipa de orientadores adultos é composta por Lurdes Novo (educação especial), Mário Barreiro (educação visual), Inês Ferreira (educação visual), Margarida Santos (psicóloga) e Miguel Horta (artista/mediador). A Banda Desenhada foi o território eleito para a promoção da comunicação interpessoal, propondo o trabalho colaborativo, a serenidade reflexiva, para além da melhoria da expressão gráfica, da construção de narrativas e sobretudo, incentivando o foco, o planeamento na direção da concretização de um projeto.  A aprendizagem das técnicas de desenho fez-se primeiro em conjunto e depois individualmente, concretizando o objetivo, partilhando sempre os resultados entre todos.
Saliwntamos também, a partilha da metodologia "Filactera" (educação inclusiva e gramática) com a turma do 7º A, durante a aula de Português, com a professora Ana Bela Magalhães.   
(In texto da exposição)
O 7ºA experimenta o desafio de "Filactera, meu Amor!"
Acho que conseguimos criar um espaço inclusivo na escola, em torno do desenho e da banda desenhada – uma centelha que gostaríamos que contaminasse a escola, envolvendo outras sinergias. Observei espantado a evolução meteórica de alguns alunos e aprendi algumas palavras em Ucraniano – mas só me apetece dizer: Дякуємо (Obrigado)
A maior dificuldade sentida pelo Clube Inclusivo de Banda Desenhada residiu na harmonização de horários dos diferentes alunos, de modo a garantir a sua presença no nosso espaço das quartas-feiras. Enviámos hoje uma proposta para o ano que vem dando continuidade ao projeto...

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