Biblioteca Escolar do AE Forte da Casa: Construindo uma performance

Ensaiando o "Pia, Pia,Pia"

De facto a pandemia perturbou profundamente o trabalho com os alunos do projeto do Movimento 14-20Ler+ PNLBibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa. Foi preciso retomar uma comunicação de qualidade com os jovens, propor alguma descontração, trabalhar com o corpo e com a voz antes de começar a construir uma interpretação criativa dos poemas para a infância (para a sobrinha) de Fernando Pessoa1. Começámos por desarrumar a sala, abrindo uma clareira onde pudéssemos experimentar algum movimento. Boa parte da sessão com a turma do 11ºPTAI (ensino profissional – técnicos de apoio à infância) foi ocupada com dinâmicas de corpo e voz; depois deste aquecimento passei à proposta de performance lendo dois poemas, o “Pia, Pia, Pia” e o “Poema Pial”. Conseguimos construir duas brincadeiras simples que, depois de bem ensaiadas, darão dois belos vídeo-poemas. Mal posso esperar pela próxima sessão. Encerrei os trabalhos lendo o poema “Comboio descendente” de três maneiras diferentes (uma delas cantada), exemplificando as diferentes possibilidades que o texto poético oferece. No final, espontaneamente, os alunos aplaudiram, foi a primeira vez que isto me aconteceu no projeto. É certo que esta turma nunca foi fácil, tendo vários alunos com dificuldades profundas, mas foram eles que fizeram no ano passado a performance “Viva o V!” (José Fanha) - Lembram-se? Mais uma vez quero agradecer a presença da equipa da biblioteca e da professora Maria Simões. Obrigado, também, à professora Leopoldina Nogueira pela cedência do seu tempo letivo para a nossa criatividade.

Quem tiver curiosidade, pode selecionar a imagem com o telemóvel e visionar um momento do ensaio

1O estudo da poesia de Fernando Pessoa faz parte do curriculum. Achei natural pegar nos poemas que escreveu para a sobrinha e trabalhar com os jovens, futuros técnicos de apoio à infância, criando uma ligação com o programa.

Comentários

Mensagens populares