Todos juntos no Forte da Casa
Dando notícias
do projeto
Todos juntos podemos
ler e escrever
Agrupamento de Escolas
do Forte da Casa
A semana começou com a preparação de sessões on line com os alunos da educação inclusiva e seus docentes; para além da equipa da Laredo, estiveram envolvidos 6 professores, coordenados pela Biblioteca Escolar e pelo Ensino Inclusivo. Aos poucos vamos “contaminando” a escola com a ideia de uma inclusão efetiva, construída por todos. Para que tudo isto esteja a acontecer, existe um trabalho quase invisível da Biblioteca Escolar, juntando vontades e divulgando objetivos. (Bibliotecas do Forte da Casa).
Optámos por comunicar, primeiro, apenas com os alunos sinalizados, preparando um encontro maior (o primeiro a decorrer já na Semana da Leitura), com a turma toda, trabalhando os mesmos livros apresentados no dia 3 de março e acrescentando novos títulos. Os alunos com maiores dificuldades ficarão com a vantagem de já ter passado pela mediação e conhecerem o mediador. Nestes três primeiros encontros, feitos a duas vozes, professora de Educação Inclusiva e Mediador, comecei por brincar com um poema de Tossan (levei os meus porquinhos…) criando ambiente para os livros que se seguiram; livros simples de imagem e pouco texto, com diferentes níveis de interpretação e profundidade, garantindo que um mesmo livro serve para a turma toda, cumprindo o objetivo da inclusão. Se não estivéssemos a viver num tempo de confinamento seria muito simples garantir o empréstimo domiciliário dos livros, aos alunos da educação especial, depois de passarem pela sessão. Na atual circunstância, a escolha dos livros foi mais criteriosa, respeitando os direitos dos seus autores; por isso, optámos por livros que já têm a sua versão em vídeo. Se o “balcão” estivesse acessível, seria outra coisa. O projeto dispõe de uma coleção de livros testados, pensados para o trabalho com leitores especiais. Uma das grandes virtudes do Programa Todos Juntos Podemos Ler (RBE) é entusiasmar as diferentes escolas a encetarem este trabalho específico, enriquecendo as suas coleções com títulos e recursos adequados. O projeto vai continuar e por aqui vos daremos notícia.
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