Porquinhos no Movimento 14-20 e a Ler+

 


Estes amigos que aparecem na fotografia têm dado uma bela ajudinha quando se trata de despoletar risadas, tão importantes para uma boa comunicação. Ainda não me sinto à-vontade com a comunicação on line e este recurso simples facilita muito as sessões. Foi mesmo isso que aconteceu na terça-feira dia 16 de março, começando de manhã com a turma do 11º PTAI que está envolvida no Movimento 14-20 a Ler+ e, de tarde, com a Universidade Sénior de Alcântara. Esta turma do PTAI (futuros auxiliares educativos no jardim de infância), do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa (Aqui), está a ser acompanhada desde o ano passado. É um grupo complexo, com muitos jovens sinalizados pela educação inclusiva, mas que fizeram sucesso com o poema de José Fanha “Viva o V!” numa performance realizada a 11 de Março de 2020. Foi lindo! No contexto do projeto, a professora Maria Simões tem desenvolvido um interessante trabalho de treino de leitura em voz alta com gravação de Podcast poéticos. Mas poderemos ir ainda mais longe; trabalhar a dicção, a respiração, a personalidade da voz. É certo que se entregarmos aos alunos textos interessantes, com que eles se identifiquem, que se aproximem da sua realidade, com ritmo, com humor, retirados de músicas que conhecem, textos simples, contáveis, passíveis de constituir uma orquestra de palavras, naturalmente vão ler melhor, com mais empenho. É mais difícil conseguir que toda a turma comece a ler com expressão, se nos basearmos apenas nos autores propostos pelo Programa, partindo de textos mais complexos para o grau de literacia presente – alguns alunos vão conseguir (os tais que conseguiriam sempre), mas outros, amestradamente, vão debitar palavras numa monotonia de quem não entendeu o conteúdo. Mas este trabalho de Mediação da Leitura necessita de tempo descontraído para se desenvolver, tudo o que não tivemos este ano, para além de uma estratégia educativa diferenciada. Passei por esta mesma situação em 2013 no Projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian e fomos arrojados na Secundária Seomara da Costa Primo, sendo agradavelmente surpreendidos pelos resultados. Maria José Vitorino sugeriu, muito bem, a escuta de diferentes poetas, propondo a descoberta de um site muito sugestivo – ora escutem! (1) Referimos, ainda, que se o resultado dos podcast tivesse qualidade de reprodução, poderíamos tentar a sua divulgação em diferentes rádios locais ou não que estejam interessadas neste trabalho educativo. Como no 11º ano PTAI terá de se abordar a obra de Fernando Pessoa, sugeri que se explorasse a fundo a obra para crianças do poeta, já que se trata de uma turma de futuros auxiliares de educação. Durante esta sessão tive a oportunidade de ler de diferentes formas alguns poetas, entre eles, Camões, Pessoa, António Gedeão e Tossan, este com a ajuda dos meus porquinhos. Assim vai um projeto.

(1) Ainda sobre Os Lusíadas” de Luís de Camões, talvez fosse interessante conhecer ao obra “Canto IV” dos Beduínos a Gasóleo, uma peça já com uns bons anos, escrita em paralelo à obra do poeta.

Comentários

Mensagens populares