Adriano Reis e Miguel Horta: Djuntu na Storia!



É com muito gosto que anuncio a presença de Adriano Reis como convidado especial na próxima sessão de Nha Fala, comemorando o Dia Mundial do Livro, 23 de abril às 14.30h, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.
O nosso contador nasceu em Cabo Verde e foi lá que foi picado pelo bicho das histórias. Hoje, gosta de partilhar as histórias que ouviu na infância, num tempo e num lugar onde não havia luz eléctrica nem televisão! 
Adriano conta: Tínhamos pressa em terminar as nossa tarefas; ir buscar agua à fonte, apanhar a lenha para fazer a cachupa, recolher os animais no curral... Fazíamos tudo com alegria, mas ou mesmo tempo muito ansiosos por ver chegar o fim do dia com o seu esplendoroso pôr do sol, para podermos ir ao encontro d´gente bedjé (idosos), sentava-mo-mos nas soleiras das portas à luz da lua ou do candeeiro a petróleo a ouvir lindas estórias de encantar.
Estas começavam invariavelmente com "Stória...Stória..." às quais, nós respondíamos "fortuna do céu amém"
As sessões de conto Nha fala têm percorrido todo o Mês da Leitura Inclusiva (Bibliotecas Municipais de Cascais) propondo a escuta de contos e pequenos textos, numa viagem que começa no Algarve e se dirige a África, passando primeiro pelos Açores, depois por Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Moçambique.

Comentários

Mensagens populares