"Leituras diferentes" fecham primeiro ciclo do Projecto "Alto Minho a Ler"
O primeiro ciclo de intervenções do
Projeto Alto Minho a Ler, terminou 6 de dezembro na Biblioteca
Municipal de Paredes de Coura com uma sessão da oficina “Leituras diferentes” que pretende sensibilizar e capacitar técnicos de
bibliotecas, professores bibliotecários, professores de educação
especial, assistentes operacionais, técnicos de instituições
locais, para a mediação do livro e da leitura junto da diferença.
As sessões são dedicadas pessoas com necessidades educativas
especiais e nelas se partilham estratégias e metodologias
replicáveis nos diferentes contextos. Neste sentido, estes momentos
de oficina, aos quais assistem técnicos e outros educadores,
constituem-se como momentos capacitadores, que serão aprofundados em
“Rodas” de reflexão a realizar por concelho. A comunicação
entre bibliotecas e estruturas de educação especial gera evolução
interior dos participantes, melhora a qualidade de vida, promove
pistas de intervenção, aprofunda o conhecimento, potencia novas
oportunidades inclusivas e consolida elos locais. (...)
A nova biblioteca de Paredes de Coura
acolheu a última sessão do “Leituras diferentes” tendo nela
participado um grande grupo de jovens acompanhado por técnicos e
docentes interessado. Tivemos o prazer de contar com a presença da
Professora Bibliotecária Paz Fernández Pereiro, da Rede de Bibliotecas
Escolares da Galiza (onde desenvolvi duas formações ao longo do ano
que agora termina) quem vem acompanhando com muita atenção o
trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares portuguesas neste
campo educativo.
No dia anterior estive na Biblioteca
Municipal de Vila Nova de Cerveira numa sessão muito concorrida e
movimentada onde participaram jovens com curriculum específico,
possuindo características muito variadas e um grupo de meninos
autistas que deu bastante ritmo à oficina inclusiva. Nesta oficina
fui coadjuvado pelo amigo Rui Romeu, responsável pela sala
infantojuvenil da biblioteca de Cerveira. Gostei muito da sessão,
onde não resisti a distribuir tarefas a colegas mediadores/técnicos,
que experimentando com as suas crianças, puderam entender um pouco
melhor a natureza do trabalho partilhado ao longo da manhã.
Podem continuar a contactar-me,
esclarecendo alguma dúvida, através das caixas de comentário deste
blogue ou através do horta700@gmail.com
Comentários
Enviar um comentário