Maré de Histórias em Dois Portos


Este ano o tema do Carnaval de Torres Vedras é o Oceano; todas as escolas do concelho foram convidadas a participar. O Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo juntou-se à proposta convidando-me a trazer o Mar para dentro da Biblioteca Escolar, com a “Maré de Histórias”. O meu livro “Rimas Salgadas” tem estado em destaque. Os alunos da Ventosa vão ao Carnaval vestidos de estrelas-do-mar cor-de-laranja – ficam lindíssimos. Em cada sessão com os alunos da escola nunca me esqueço de dizer (cantando) o poema “Onde nascem as estrelas?”.
Já com na Escola Básica de Dois Portos o caso é diferente: escolheram os Lobos do Mar como tema da fantasia que vão levar à festa. Na sexta-feira estive lá na escola com o “Rimas Salgadas” e não só. Gostei muito de trabalhar na biblioteca escolar daquela escola acolhedora… Levei comigo um lindo livro de pano, “O Senhor Mar” da Bru Junça, feito para um poema "História do Senhor Mar" de Matilde Rosa Araújo (O Livro da Tila). (Em todos os grupos da escola, apenas dois meninos tinham visto livros de pano...)
História do Senhor Mar
Deixa contar…
Era uma vez
O senhor Mar
Com uma onda…
Com muita onda…
E depois?
E depois…
Ondinha vai…
Ondinha vem…
Ondinha vai…
Ondinha vem…
E depois…
A menina adormeceu
Nos braços da sua Mãe…

Gostei de todas as sessões, mas há uma que não vou esquecer – a que fiz com os meninos e meninas do jardim-de-infância, à volta de uma mesa. Comecei folheando o livro da Bru enquanto ia dizendo o pequeno poema. No final um menino pediu: conta outra vez! E lá contei com a minha pequena assistência baloiçando-se ao sabor das ondas da poetiza. Depois tratei de dizer cantando os meus poemas. Peguei num lápis e desenhei peixes e mais peixes. Para os meninos e meninas do 3º e do 4º ano desenhei um Lobo do Mar com um papagaio no ombro e um cachimbo na boca! O livro da Bru fez-me sempre companhia, com ele na mão, encerrei todas as sessões cantando “Vou-me embora vou partir mas tenho esperança”…

Comentários

Mensagens populares