"Dilfícil Leitura" : Os alunos tutores
Personagem para comunicação com crianças especiais em momentos fundamentais . Uma espécie de fantoche/mão |
a acontecer no mês das Bibliotecas Escolares.
Porque há
Bibliotecas Escolares corajosas,
que propõem ideias de inclusão e leitura,
onde
a maioria acha impossível
a presença dos livros.
Uma revolução que emerge
lentamente
de um coletivo consciente,
que deseja a escola pública ainda mais
inclusiva.
Ontem foi um dia emocionante
no projeto “Dilfícil leitura” que vou apresentar no FOLIO/Educa em conjunto com
a comunidade educativa do Centro Escolar da Ventosa (Agrupamento de escolas de
S. Gonçalo/Torres Vedras). A equipa que vem desenvolvendo a ideia, é composta
por alunos com necessidades educativas especiais e por colegas das turmas de
inclusão, auxiliares de educação, professores de ensino especial e a professora
bibliotecária Joana Rodrigues. Emocionado, porque conheci uma mão cheia de
crianças generosas e participativas que estão a dar sentido à palavras
Inclusão. Ontem reunimos os alunos tutores, responsáveis pela leitura a par,
com alguns colegas do ensino especial. Foi muito divertido! Explicámos a nossa
ideia, contando o que temos feito. Experimentámos livros, partilhámos as “leituras
dilfíceis” das anteriores sessões. Os tutores puderam folhear os livros e
rindo-se muito de algumas brincadeiras de comunicação que mostrei, como os meus
dedos falantes, intrigantes e luminosos (personagens para comunicação)… Que bom é reconhecer o envolvimento das “assistentes
operacionais”, que são quase família destes meninos e meninas, neste projeto
que aos poucos vai fazendo o seu caminho.
Ler publicações anteriores:
Sessão 2 e 3: http://miguel-horta.blogspot.pt/2017/09/o-folio-educa-ja-esta-acontecer-no.html
Sessão 1: http://miguel-horta.blogspot.pt/2017/09/dilficil-leitura-leva-mediacao-leitora.html
Sessão 1: http://miguel-horta.blogspot.pt/2017/09/dilficil-leitura-leva-mediacao-leitora.html
Alunos tutores experimentam livros
Dedos falantes e tutores pacientes: nada poderia tornar mais fácil qualquer leitura difícil! De resto, "o caminho faz-se caminhando" e o projeto parece ter boas pernas para caminhar...
ResponderEliminarVamos construindo... Estou entusiasmado. Vou partilhando por aqui. Um beijo Manuela.
ResponderEliminarQuando há um grupo que caminha no mesmo sentido e não vê a escola apenas como um meio para o cumprimento de Metas, certamente, o vosso projeto será um sucesso. Parabéns.
ResponderEliminarBoa noite Paula. Houve uma certa conjunção de astros e todo um trabalho feito anteriormente, no terreno, pela Biblioteca Municipal. Estou muito grato a toda a equipa do Centro Escolar que tem acolhido este laboratório e contente pelo apoio fiel da Rede de Bibliotecas Escolares. O resto é partilha pura...
EliminarObrigado pelas suas palavras.
Eliminar