"Dilfícil Leitura" leva mediação leitora especial ao FOLIO
Comecei esta semana uma
intervenção no Centro Escolar da Ventosa (Agrupamento de escolas de S. Gonçalo -Torres Vedras) que une a biblioteca
escolar à unidade de ensino especial, num projeto de mediação do livro e da
leitura com crianças com necessidades educativas especiais, maioritariamente
com características de autismo. Trata-se de um convite endereçado por Maria
José Vitorino, curadora do FOLIO EDUCA, Festival Literário Internacional de
Óbidos, que tem como tema, este ano, "Revoluções, Revoltas, Rebeldias". Efetivamente, vamos ter de
nos preparar para a grande revolução da inclusão na educação, sabendo que a
promoção das literacias e a mediação da leitura serão veículos para a
construção dessa sociedade mais justa, tendo as bibliotecas um papel central a
desempenhar nesta caminhada. Coisa difícil… Ou melhor, coisa DILFÍCIL, como
dizia um menino com quem trabalhei, cada vez que se referia a uma situação
complicada, mais do que difícil. Assim inspirado, batizei este laboratório
partilhado de mediação leitora de “Dilfícil Leitura”. Este convite surge no seguimento
da intervenção continuada da Biblioteca Municipal de Torres Vedras em mediação
do livro e da leitura junto de famílias e crianças especiais, através do
programa “Sentir especial”, que nos últimos dois anos acolheu as “Oficinas improváveis”,
que têm visitado as bibliotecas escolares do concelho. Vamos trabalhar um
conjunto de livros intencionalmente escolhidos e recorrer a dinâmicas criativas
com os nossos alunos com necessidades educativas especiais e com mesmo número
de meninos das turmas de inclusão. Formarão uma espécie de tandem, leitores a
par, que se manterão ao longo do ano letivo, dando continuidade á ideia. Esta
espécie de laboratório de comunicação e criação de literacias acontecerá na
biblioteca escolar e na unidade de ensino estruturado. Os livros e as
metodologias que se provarem acertadas com os nossos pares improváveis serão
partilhados no Folio Educa com grupos de crianças, auxiliares e docentes
equivalentes, de outras escolas do país, a convidar pela curadoria do evento. A
partilha deste laboratório, em contexto de oficina, acontecerá no Folio
(Óbidos) a 24 de outubro, com duas sessões (manhã e tarde).
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