Os cavalinhos não pisam crianças!
A minha colega Joana Andrade,
mulher da pedagogia da dança, insistiu para que partilhasse aqui no blogue a
brincadeira que fiz com os meninos e meninas participantes na oficina de Natal
do Descobrir (Fundação Calouste Gulbenkian). (Se fosse no Projeto 10x10,
chamaríamos de micropedagogia esta pequena proposta.) As crianças deitam-se no
chão com as pernas e os braços esticados até tocarem o corpo uns dos outros;
podem tocar com a cabeça, com os pés e com as mãos, deixando ficar uns
buraquinhos onde se vê o chão. Pomos a tocar uma música que dê vontade de
dançar suavemente, sem pressas e com muita elegância. As crianças deverão
dançar percorrendo a sala, usando os buraquitos disponíveis entre os corpos,
sem pisar os colegas, tudo isto em silêncio, escutando o som em movimentos
leves. Depois voltam a deitar-se no chão, num outro lugar, tocando os outros e
deixando ficar um pequeno espaço. A brincadeira deverá seguir em continuado,
sem choques, atá ao final da música. Passei a utilizar esta metodologia para
trabalhar o movimento com crianças com necessidades educativas especiais,
sobretudo com autistas que têm dificuldade em percorrer a sala sem pisar os
colegas. Trata-se de um recurso de psicomotricidade aliado a uma expressão
artística. Toca a dançar!
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