Oficina improvável na Ventosa
"Tirar e por"
Hoje teve lugar mais uma “Oficina improvável” no centro escolar da Ventosa (Torres Vedras) dedicada aos alunos
com necessidades educativas especiais. Trata-se de uma iniciativa mensal que se
prolonga até Junho, da responsabilidade da Biblioteca Municipal, decorrendo em
contexto de Biblioteca Escolar. Desta vez trabalhei com meninos e meninas da
unidade de ensino estruturado (autismo). À medida que ia trabalhando os livros
(mediação leitora) junto das crianças, reparei que os professores iam tomando
nota dos livros e recursos partilhados – é mesmo essa a ideia, partilhar e
promover a leitura junto de crianças diferentes. O segundo passo é emprestar os
livros, propondo aos pais diferentes formas de os apresentar às suas crianças.
É importante propor livros de imagens mas sem a presença dos SPC (pictogramas) – Assim, vai-se fazendo o “desmame” das técnicas de “comunicação
aumentativa” – afinal uma boa ilustração substitui um SPC. Nesta relação com
estes leitores diferentes, o corpo (a presença física) é mesmo a primeira
ferramenta, chega a ser mais importante do que o livro que se quer apresentar.
Importa saber escolher os livros certos para crianças do espectro do autismo;
sabemos que cada menino/a é especial, tem a sua personalidade e preferências (ou
“especializações”), mas já confirmámos uma maior adesão aos livros em que a
ilustração é mais clara (objetiva), com os motivos centrais bem visíveis e sem
ruído de fundo. Os livros que têm truques gráficos também convencem estes
leitores especiais.
"Livro com um buraco"
Comentários
Enviar um comentário