quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Leituras Diferentes" em Fitares/Rinchoa (2)

Encontrar o espaço para que cada um 
se encontre a si próprio dentro do coletivo, sem pressas
No projeto “Leituras diferentes” sentimos que estamos a trilhar caminhos novos na mediação leitora junto de alunos com necessidadeseducativas especiais. A Biblioteca Escolar da EB Escultor Francisco dos Santos(Fitares/Sintra) tornou-se no nosso laboratório. Arriscamos, experimentamos, reconhecemos os erros, inovamos. Estamos a usar a “Máquina da Poesia” junto dos nossos jovens especiais; o trabalho segue com a sua velocidade própria, sem pressas, consolidando aprendizagens em torno da língua portuguesa e sua gramática.
Ter todo o tempo do mundo para falar do significado das palavras...
Para cada jovem, uma resposta específica dentro do coletivo. A cada sessão na biblioteca escolar, sucede-se um trabalho de aprofundamento na sala SAF; os livros e outros conteúdos apresentados são relembrados. A professora Regina orientou uma pesquisa de adjetivos através dos populares “smiles” no computador da sala. Agora estamos a trabalhar os verbos e os nomes. Sentimos dificuldade no reconhecimento do conceito de Poesia…os pensamentos abstratos são mais difíceis.
Como encontrar adjetivos?
Os nossos jovens gostam muito de computadores
 e não existe melhor ferramenta de pesquisa do que esta máquina.
 propus que procurassem "smiles" ("emoticons") na internet 
e encontrassem um ou mais adjetivos para cada uma das expressões das "carinhas".
 O resultado foi este cartaz afixado num corredor da escola.
Como este projeto tem um pendor inclusivo, temos realizado sessões com um 5º ano que integra algumas crianças “especiais”. A “Máquina da poesia” correu bem, só foi necessário esperar um pouco para que alguns alunos encontrassem as palavras dentro deles. No início da sessão li alguns poemas (António Torrado, José Fanha, Fernando Pessoa e uma das minhas “Rimas salgadas”). Próximo passo: memorizar os pequenos poemas e construir sussurradores!
Parar a cada dificuldade. Procurar sinónimos, exemplificar e retirar o peso das palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário