"Ler e dar a ler" em Portalegre
Fotografias gentilmente cedidas por Samuel Amaral
Vamos brincar com as palavras!
A primeira coisa que faço
é
desarrumar a sala de aula
sob o olhar
cúmplice
da
Professora Titular.
Preparamos
o espaço
para a
chegada das palavras
A Laredo Associação Cultural iniciou as suas intervenções no contexto do programa “Ler e dar a Ler” (PNL/Losa) com um conjunto de oficinas de escrita e leitura em sala de aula na cidade de Portalegre. A Câmara Municipal que pertence ao grupo de Cidades Educadoras, associou-se a esta iniciativa reforçando-a com um financiamento que permitirá abranger mais crianças do 3º ano das escolas da cidade. De 5 a 7 de Dezembro estive em diversas salas de aula desenvolvendo propostas de Mediação Leitora, em articulação com as bibliotecas escolares do Agrupamento do Bonfim e do Agrupamento José Régio. O trabalhou fluiu em torno da poesia e das palavras que a compõem; partilhei a metodologia “Máquina da Poesia” e propus diferentes exercícios do dizer individual e coletivo, partindo de um pequeno grupo de autores selecionados: José Fanha, Álvaro de Magalhães, António Torrado, Miguel Horta, David Machado, Fernando Pessoa e Luís de Camões. A máquina da poesia permite uma viagem ao âmago da poesia, desvendando o significado de metáforas, dando sentido ás palavras encontradas casualmente e construindo versos que por vezes não rimam, mesmo. Já o trabalho em torno da leitura, aborda o ritmo (a toada com a presença de compassos, sons e silêncios). Trabalhamos a intencionalidade, o tom em que se fala, cantamos palavras em conjunto e inventamos músicas a partir das sílabas. Aos poucos, as crianças vão ganhando, também, o sentido da performance, do puro divertimento a partir dos textos usando o corpo como parte essencial dessa expressão. Os professores atentos podem bem aproveitar as metodologias que vou partilhando e continuar a exploração de livros e temas nas aulas seguintes.
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