Oficinas Improváveis: Ler para Crer Ler

 

Merceana

No dia 30 de Maio iniciámos uma sequência de Oficinas Improváveis no Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros (Merceana), uma iniciativa da Biblioteca Escolar, projeto “Ler para Crer Ler”. As oficinas improváveis propõem a mediação leitora inclusiva em sessões dinâmicas que têm lugar na biblioteca escolar. Estes momentos de trabalho com as crianças são, também, espaços de partilha de metodologias e ferramentas junto de docentes e não docentes dos agrupamentos. As turmas do ensino básico são convidadas a participar nas sessões que se realizam na biblioteca, em torno de uma grande mesa onde trabalhamos o livro de forma transversal; por vezes, usamos objetos de mediação que se relacionam com os livros e ajudam a promover o foco dos alunos mais dispersos. Na primeira sessão estive na escola da Merceana e trabalhei com as crianças acompanhadas pela unidade de ensino especial; foi uma sessão específica, não inclusiva, mas que serviu bem para partilhar a forma como desenvolvo a mediação leitura inclusiva, usando igualmente recursos simples da educação artística. O tema escolhido foi o reino animal e os animais impossíveis, partindo do rosto de cada um. Acho que nos divertimos todos.




Comentários

Mensagens populares