Avis: Reler verbos e adjetivos
A metodologia utilizada foi a “Filactera” que alia a linguagem da Banda Desenhada à aprendizagem do português. Quando esta oficina foi criada (meados dos anos noventa – Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra) surgiam os primeiros telemóveis Motorola e estava longe de imaginar como ela se tornaria tão atual com o advento dos emojis. Quanto às onomatopeias foram passando para a expressão oral, coabitando com diversas bengalas que mostram como o nosso léxico ativo anda empobrecido: “Uma coisa tipo isto” “As coisinhas ensinam coisas aos coisinhos lá naquela coisa tipo escola – estás a topar?”. Os professores que participaram na oficina “Filactera”, confirmaram a dificuldade em encontrar alguns verbos básicos da nossa língua e descodificar as “carinhas” que vão surgindo no papel de cenário (esta tarefa é mais fácil para as crianças...). Durante o desafio, com formato de jogo, apelamos à intuição na criação de palavras em português; "brincar com as palavras" até acertar na grafia correta. cVamos criando um ambiente descontraído com belos pretextos para ir falando sobre a nossa língua. Para esta sessão,tentei escolher algumas palavras onde o erro de ortografia acontece com mais frequência, entre os alunos do ensino básico. Divertimo-nos durante aqueles 90 minutos que começam sempre com um ritual de corpo, movimento e palavra, marcando o início de um momento diferente na Biblioteca Escolar. À saída, uma menina meteu-me um papelinho dobradinho no meu bolso – era um pequeno contentor de carinhos, desenhado e escrito, que guardei religiosamente.
Comentários
Enviar um comentário