Como peixes dentro de água
Preparativos para a ecolocalização...
O Projeto 10x10 vai navegando
pela Secundária Seomara da Costa Primo, por águas cada vez mais claras.
Sucedem-se as avaliações que os alunos fazem das aulas, agora com nota máxima
(pedras verdes). A articulação entre as disciplinas começa a estar mais fluída…e
o artista mais descontraído. A fase inicial do projeto nas escolas é sempre
mais delicada. Entretanto teve lugar uma aula especial em torno do sistema de ecolocalização dos cetáceos, aplicado à educação física. Tratou-se de uma
adaptação, mais complexa, do jogo que apresentei com Ana Pêgo na oficina “Moby Dick” (Programa Descobrir/Gulbenkian). Realço o facto de ter sido uma aluna
(Maria) a iniciar a aula com um aquecimento (ao som de música escolhida), partilhando
com os colegas uma metodologia da dança contemporânea.
Começam a surgir os primeiros desenhos de peixes inventados
ao lado das ilustrações feitas na aula de dissecação e ilustração
Trabalho em grupo: Em busca do peixe imaginário
Na aula seguinte, com a
professora Helena Moita de Deus, lançámos o desafio que vai acompanhar o projeto
até ao seu final: A invenção de um peixe, uma criatura imaginária, cientificamente
coerente. Cada grupo criará o seu peixe “falso”. Os grupos constituídos na aula
laboratorial de dissecação, mantiveram-se. Iniciámos o desafio com o
visionamento de vídeos muito recentes da NOAA (Office of Ocean Exploration and Research
– USA), dando continuidade à visita realizada pela turma ao ROV – Luso. Chamei
a atenção para a importância de se construir uma criatura cientificamente viável,
concomitantemente com uma argumentação sólida, capaz de questionar os projetos
dos outros companheiros de turma. A ficha técnica da espécie, fornecida pela
professora Helena servirá como ponto de partida para esta construção que terá a
sua representação na aula de educação física, sob a forma de movimento. Os
grupos darão corpo às diversas fisicalidades da espécie inventada, das hipotéticas
danças nupciais, movimentos gregários, passando pelas posturas em atos
predatórios e, talvez, mimetismo ou ainda, simbiose e comensalidade (…). Basta
pensar no conceito de cardume para imaginarmos a turma nadando pela escola… (Já
devem estar a perceber que nos vamos divertir na aula de educação física…
Podem facilmente avaliar o espírito da turma: alegremente ruidoso
Lendo e registando as falhas...
Depois da corrida, nova leitura de parametros
Esta quarta-feira,
na aula de educação física, voltámos aos cetáceos e à duração do seu mergulho e
sistema circulatório, comparando com as características da nossa espécie. O
Professor Nuno Resende, que distribuiu uma folha para registo individual de diferentes parâmetros,
trouxe balões para que os alunos pudessem medir a capacidade pulmonar e Esfigmomanómetros para medir o batimento
cardíaco e a pressão arterial. Depois, no ginásio, seguiu-se um exercício prático
muito interessante: “Correr e ler”. A par, os alunos foram convidados a ler um
texto científico em que se descrevia o funcionamento do coração; o colega
tomava nota de cada erro efetuado na leitura, em seguida, a media a tensão
arterial. Depois o aluno, em corrida intensa, efetuava um trajeto que terminava
junto à mesa onde o seu par se encontrava. À chegada voltava a medir a tensão
arterial e começava a ler o texto, sempre vigiado pelo seu colega, que ia
registando os erros de locução. Concluiu-se que, depois da corrida, era maior o
número de falhas na leitura.
Adoro Matemática!
Nesta aula, como foi conduzida mais pelo professor Nuno, estive a observar os alunos e a interagir de uma maneira diferente com eles. A Larissa mostrou-me o seu "diário de bordo" (Caderno de campo), gostei do que vi e sobretudo do que li. Às tantas, um dos alunos começou a escrever no balão algumas fórmulas matemáticas, uma delas para resolução de equações. Perguntei-lhe porque o fizera. "Adoro matemática!" Respondeu. Judith Silva Pereira (a nossa observadora e "anjo da guarda") estava ao meu lado e gostou do que ouviu. É uma turma muito entrosada e comunicativa, portadora de uma personalidade muito forte: estou a aprender... Assim vem sendo o Projeto...
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