Caixinha de música (ferramenta)
Logo à partida uma caixinha de música é bastante sedutora.
Quantos não têm uma memória dessas da sua infância? Mas este pequeno objeto
pode ser muito útil quando trabalhamos a noção de som; não se escuta bem quando
movimentado no ar e assim que o poisamos sobre uma superfície sólida reproduz o
som com clareza. Esta pequena máquina sonora poderá ser, também, um bom
acompanhante de contos (histórias). Porque está fora da caixa? Pois bem, para
que se veja bem o mecanismo e o lugar das notas. Os meninos invisuais, com os
seus dedos, conseguem ver bem toda a estrutura do instrumento musical. É bom
que se tenha um primeiro contacto com a peça antes de colocarmos numa caixinha,
personalizada, de preferência (por exemplo com o nome ou com uma fotografia do
proprietário – no caso do autismo). Não é um objeto barato, mas vale a pena ter
vários, um por cada menino, cada um com a sua música distinta. Durante algum
tempo associarão o seu objeto a uma determinada música, até que um dia
(surpresa…), colocaremos no leitor de cd áudio a peça original, acompanhada da
respetiva orquestra ou no caso de “Fur Elise”(Beethoven), um piano. Ainda mais
interessante se projetarmos pequenos vídeos de orquestras executando as peças
musicais das caixinhas. Poderemos levar outros exemplos para a sala: por
exemplo a bailarina que dança em cima da caixa… Este é só um caminho – agora vocês
inventam outros…
Comentários
Enviar um comentário