Sistema imaginatório
A professora entrou no sistema imaginatório...
Temos vindo a
trabalhar o corpo como ponto de partida do projeto “Eu sou tu” com as crianças
e professores do agrupamento de escolas de Fitares (Sintra). Uma iniciativa que
nasce da metodologia utilizada pela equipa junto das crianças com necessidades
educativas especiais partilhada agora com os professores titulares. E já deixou
de ser um exclusivo nosso… basta que haja a ginástica pedagógica para entender
que este tipo de intervenção artística contribui para alargar as aprendizagens
numa leitura mais global, menos sectorizada.
As crianças da
turma estão a estudar o corpo humano: os músculos, o aparelho digestivo, o
aparelho respiratório, o sistema circulatório… Um dos alunos, ao olhar o
resultado final dos nossos desenhos a corpo inteiro, à escala e bem rabiscados
no interior da figura humana, comentou luminoso: “Este é o aparelho Imaginatório!”. Concordo inteiramente: tornámos a imaginação
visível e o sistema de circulação das ideias sente-se num fluxo difícil de
compartimentar.
Comentários
Enviar um comentário