10x10: O recomeço
Nas cartas do Tarot,
a Morte, representada por um esqueleto de obvia a intenção, ao invés de significar
um lado negativo, aponta para a criação de algo de novo. De vez em quando nas
relações humanas existem mortes que reorganizam os vivos, fazendo-se os
necessários ajustes num grupo para que o caminho prossiga. Vem esta curta
reflexão a propósito do trabalho em curso com uma turma Pief (Programa integrado de educação e formação) da escola da
Abrigada 24 horas depois de um pico emocional que envolveu toda a escola e os
interventores do projeto 10x10 (Programa Descobrir/Gulbenkian). É certo que o
nosso trabalho tem corrido bem apesar das naturais dificuldades que se
apresentam quando se trabalha com jovens desistentes da aprendizagem, mas não
estávamos à espera que um roubo de dinheiro provocasse uma tal agitação.
Durante a
aula/oficina, um aluno da turma resolveu retirar todo o dinheiro que eu tinha
da minha carteira… Tentadas que foram todas as possíveis abordagens para que o
jovem autor desconhecido devolvesse o que não lhe pertencia, foi chamada a GNR
ao local da educação. No final, acabrunhado compareceu com um pedido de desculpa
tendo o guarda responsável devolvido a quantia encontrada no rapaz. Eram 19
horas quando os quatro guardas, um grande número de professores e duas turmas
regressaram a casa, encerrando um dia cheio de emoções. Durante as quatro horas
que durou todo este enredo que mexeu profundamente com a comunidade escolar,
experimentei várias emoções partilhadas com a minha colega professora e fui
arrumando os acontecimentos numa narrativa interior, para me dar mais sossego.
Assumi a zanga de forma expressiva em frente aos jovens, fui sincero. Houve
momentos em que pensámos que o projeto estaria acabado na escola, mas a
comunicação no tandem trouxe a decisão: “Vamos continuar na mesma! Não vamos
desistir destes jovens.” Quando o dinheiro apareceu ficámos aliviados e reforçámos
essa vontade de seguir em frente. O diretor da escola estava lá, bem como a
diretora da turma, uma técnica incansável da CEBI, mais e mais professores, funcionários,
guardas todos no meio da noite que era fria mas com um sabor desafiante a
recomeço. Nem todas as escolas têm coragem para acolher turmas Pief, merecem
pois todo o nosso reconhecimento.Esta manhã voltámos à turma. O jovem já não estava por lá nem tão pouco o seu Rottwiler (ver texto). Duas turmas em silêncio à espera das palavras que não foram ásperas mas foram verdadeiras propondo a continuidade, acolhida pelos alunos com olhares concordantes e alguns sorrisos económicos.
Retive uma frase da professora, companheira de projeto: “Sempre fui professora…agora sinto-me educadora”.
Imagens da construção de uma cartografia pessoal
que irá evoluir ao longo das sessões
Plenário ao sol em frente à casa/ateliê cedida pela direção da escola
Super homem preparando-se para ser registado através do desenho
Tarefa coletiva: registar o corpo inteiro
Sem problemas de género...
Cartografia do corpo à escala 1:1
bom texto ecritor Miguel Horta
ResponderEliminarass:ilidio
turma:p.i.e.f
;)
Obrigado Ilidio! :) Amanhã lá estarei...
EliminarExcelente esta cartografia pessoal, um reencontro!!
ResponderEliminarGisela