sábado, 9 de novembro de 2013

Sistema imaginatório


A professora entrou no sistema imaginatório...
 
 
Temos vindo a trabalhar o corpo como ponto de partida do projeto “Eu sou tu” com as crianças e professores do agrupamento de escolas de Fitares (Sintra). Uma iniciativa que nasce da metodologia utilizada pela equipa junto das crianças com necessidades educativas especiais partilhada agora com os professores titulares. E já deixou de ser um exclusivo nosso… basta que haja a ginástica pedagógica para entender que este tipo de intervenção artística contribui para alargar as aprendizagens numa leitura mais global, menos sectorizada.
As crianças da turma estão a estudar o corpo humano: os músculos, o aparelho digestivo, o aparelho respiratório, o sistema circulatório… Um dos alunos, ao olhar o resultado final dos nossos desenhos a corpo inteiro, à escala e bem rabiscados no interior da figura humana, comentou luminoso: “Este é o aparelho Imaginatório!”.  Concordo inteiramente: tornámos a imaginação visível e o sistema de circulação das ideias sente-se num fluxo difícil de compartimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário