No Festival Literário de Mafra

 

Malveira: 30 de Outubro e 7 de Novembro 2023

Foi com muito gosto que participei no primeiro Festival Literário de Mafra, como narrador, na Biblioteca Escolar Professor Armando Lucena. Foram 2 dias em crescendo partindo da tradição oral, à qual juntei os meus contos. A partir da primeira sessão (e foram 4) fui aquecendo a voz, vencendo limitações até chegar ao último dia em que me senti solto , sem encalhar na dicção. Na última sessão, com uma bela turma do oitavo ano, partimos, também, para a poesia dita de forma participada – uma festa! Também contei para turmas um pouco mais específicas, mais paradas, que precisam de ser acordadas através do contacto com os narradores e outros artistas. A escola é feita destas diferenças e o Narrador/mediador tem de fazer a leitura correta do jovem público que tem na frente, insuflando energia quando é necessária. A receção na Biblioteca Escolar foi calorosa; num painel (surpresa!) estava exposta a folha de sala/cartaz da minha exposição de desenho “Tinha uma Pedra” (Loulé 2023).

Foi um prazer rever a professora Bibliotecária Dália Santos e aproveito aqui para agradecer aos docentes que me apoiaram e antecedendo este momento de contacto com informação sobre o meu trabalho junto dos alunos escutadores. José Fanha, António Felgueiras e Carla Rodrigues estão de parabéns por terem erguido este festival repleto de encontros com escritores e pensadores da palavra. Mafra ficou mais rica. Das sessões a que assisti, gostei particularmente de escutar Cristina Carvalho em torno da obra de António Gedeão. Também assisti com igual prazer ao encontro sobre o Crioulo e a nossa língua, que trouxe Dulce Pereira ladeada por Germano Almeida e pelo veloz José Luiz Tavares.


Fotografias de Tatiana Oliveira Gomes

Comentários

Mensagens populares