Conversas Pintadas no Festival Passa a Palavra.


Este ano, com mais energia, voltei a apresentar uma oficina de educação artística no Festival Passa a Palavra - “Conversas Pintadas”, em torno do discurso plástico de dois artistas; um, Neves de Sousa e outra Susa Monteiro, ilustradora que muito aprecio. Susa acrescenta à expressão naturalista de Neves de Sousa a presença das entidades mágicas de Angola. Como sempre fiz uma vista à exposição, antecedendo o trabalho de ateliê, promovendo a expressão individual e a comunicação entre gerações. Pensada para participantes a partir dos 8 anos, esta proposta contou com a presença de jovens, de crianças muito aplicadas e com clara inclinação para as Artes e os Pias. Haviam de ter visto as Mães e os Pais a trabalharem... Deu gosto.



Trouxe os meus materiais do ateliê: bons lápis para a fluidez do traço, lápis aguarela, propondo a integração da pintura e do desenho e técnicas compostas, múltiplos, através da utilização criativa de uma fotocopiadora. De vez em quando parava numa mesa e partilhava mais um modo de fazer. Não se ache que a qualidade do material não é importe, não é um capricho de artista – riscadores, pinceis , suportes profissionais, potenciam as expressões. Ora aqui está uma oficina pronta a replicar. Muito obrigado aos amigos Contabandistas que me mimaram e à dupla Cristina Taquelim Claúdia Fonseca, sempre muito atenta. Espero que tenham gostado da proposta e , se passarem por Oeiras, visitem a Galeria Verney onde tem lugar esta conversa entre artistas.




Comentários

  1. Bravo, Miguel! Visitei a exposição e gostei muito das obras quer de Neves de Sousa quer da Susa. Tenho a certeza de que estas famílias não esquecerão esta tua bela oficina. Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso de fazer esta oficina, sobretudo o grupo da tarde como rea muito variado teve resultados muito originais. Obrigado. Miguel Horta

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares