Desenhando os Medos em Oeiras

 


É a primeira vez que participo no Festival Passa Palavra, não como narrador, mais como artista plástico/arte educador; o balanço não poderia ser mais positivo. É no meio das crianças que eu gosto de estar e partilhar o meu modo de fazer e os materiais que utilizo. O facto de os alunos utilizarem material de qualidade nos seus desenhos reflete-se claramente nos resultados expressivos. O tema desta oficina de desenho/ilustração (a preto e branco) foi o Medo. Que medos nos habitam? Que possibilidade existe de os exorcizar através de um traço? A turma de primeiro ano, de Oeiras que compareceu pontual na Galeria Municipal Verney, aderiu naturalmente à proposta. Ao princípio estranharam (a professora também) mas acabaram por entrar numa velocidade de criação muito bonita. Aos poucos libertaram-se do modo formatado com que se tratam as expressões na generalidade das escolas – a ideia é desconstruir e pegar num tema que faz pensar em profundidade. Em determinada altura, pegando no medo do Mar, pedi que me desenhassem uma tempestade feroz com vento e chuva - Tudo, desenhado a grafite sobre folhas grandes; quando a chuva chegou ao papel foi muito engraçado escutar a conversa do lápis contra o suporte - Tic! Tic! Tic! conversava a grafite e todos juntos fizeram uma saraivada. Nesta oficina tive o precioso apoio da Cristina Taquelim pois ainda necessito de apoio na realização destes ateliês; mas não tarda, estou fino. No fim de semana regresso a Oeiras para ilustrar/desenhar ao vivo e para realizar nova oficina, desta vez o “Caça Texturas” que se acontecerá no mercado municipal. Se o sol brilhar e tudo estiver bem seco, vamos para as ruas! Lá vos aguardamos – a entrada é livre.

Um dos miúdos disse-me que iria desenhar "uns monstros pequenos, uma espécie de minhocas, que entram dentro do meu corpo e roem-me o coração". E assim o fez, deixando-me a pensar...

Comentários

Mensagens populares