Um Clube da Palavra...

Pegar pela Palavra é parte integrante do projeto
A Cultura sai à Rua – Câmara Municipal de Sintra
Surge através da candidatura Cultura para Todos,
integrada na Ação 11 da operação Lisboa-06-4538-FSE-000016
Idade Mais - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável,
cofinanciada pelo Fundo Social Europeu

Montelavar, edifício da Junta de Freguesia, 27 de julho de 2022. Último encontro do Pegar pela Palavra antes da interrupção do Verão. Voltaremos a 8 de Setembro nos dois territórios (Montelavar, Almargem do Bispo, Sabugo, Pero Pinheiro, Vale de Lobos e, o outro, Tapada das Mercês). O grupo está consolidado e entusiasmado, sobretudo com grande actividade criativa. Na sessão de hoje surgiram poemas cantados, outros muito tocantes, ainda alguns divertidos, tudo isto num ambiente descontraído. O Sr. Albino falou-nos do seu passado como guarda prisional e contou um episódio em que ele e uma criança, na brincadeira, puseram todos os que se encontravam na sala das visitas da prisão a rir com gosto, aliviando assim o peso daquele encontro. Acabei por referir o nosso trabalho nas Bibliotecas Prisionais. 
Com o fito de preparar a nossa apresentação para o dia 30 de Novembro no Olga Cadaval passámos em revista o material partilhado até aqui para que se faça uma seleção. Voltámos a escutar o poema do vento que faz dançar as folhas em torno de uma grande árvore e sugeri uma outra leitura do texto, mais leve, esvoaçante; vamos ter de ensaiar este e outros poemas. Algumas propostas serão colaborativas, por exemplo, ligando um conjunto de bonecas feitas pela Senhora Maria de Lurdes e a sabedoria de João Miguel. Vai ser difícil escolher um poema no meio de muitos, de assinalável qualidade, produzidos pelo Sr João; o mesmo problema vai ter o amigo António Mateus na escolha de um dos seus textos que lê cantando na toada do Alentejo.

Acho que estes dois grupos que se formaram em Sintra no contexto da iniciativa camarária A cultura sai à rua, são uma espécie de clubes da palavra. Hoje falámos na necessidade de criar um blogue para partilha do que se vai fazendo. E, digam-me lá se não seria bonito fazer um encontro público destas histórias, poemas canções e adivinhas, num lugar bem visível da freguesia? Talvez conseguíssemos trazer para o nosso grupo mais gente sénior e criativa que está fechada em casa; é que nós por cá, gostamos muito da conversa que vai acontecendo a cada sessão – faz-nos bem.




Comentários

Mensagens populares