Recensão inclusiva 2




Para quem só agora contactou com esta proposta
de recensão inclusiva de livros
e outros materiais não livro,
das coleções das nossas bibliotecas,
sugerimos que leia o artigo anterior

Titulo: O livro negro das cores
Autor: Menena Cottin
Ilustrador: Rosana Faría
Tradutor: Miguel Gouveia
Editora: Bruaá








Um livro que nos propõe um mergulho sensível no universo da cegueira pela mão de um menino, o Tomás, que afirma que o amarelo sabe a mostarda. Livro de páginas negras com texto a cinza claro, com a versão do texto em Braille e as ilustrações impressas com verniz denso, criando um alto relevo. Alguns cegos queixam-se da pouca definição do texto em Braille e nas ilustrações, resultado da utilização de verniz na impressão – o relevo é demasiado baixo não permitindo uma leitura táctil fluente.
Esta obra permite um diálogo rico com as crianças que o veem, experimentando o tacto e outros sentidos à medida que a vão folheando. Todo o livro apela a uma compreensão inclusiva. A editora fornece um tutorial em linha para apoio na exploração deste livro.

Ler mais: Catálogo
Ver também: guião de trabalho Laredo
Livro recomendado PNL 2027 que sugere intervalo etário - 9 aos 11 anos -mediana

Título: Tirar & Pôr
Autor: Lucie Felix
Ilustrador: Lucie Felix
Tradutor: Maria Cristina Tavares Afonso
Editora: Orfeu Mini














Livro de encaixes, com recortes embutidos nas ilustrações, que parte de ações (verbos) para interagir com a criança; esta destaca um módulo recortado na ilustração e insere-o na página seguinte, num espaço bem visível que repete a forma da peça. As ilustrações são simples, utilizando cores básicas, quase todas geométricas, no meio de grandes superfícies de papel. Não existem ruídos visuais o que permite uma perceção rápida do que está representado. Este efeito limpo contribui para focar a atenção centrada em palavras simples e gestos detalhados. É um livro que trabalha a motricidade fina, obrigando o indicador e o polegar a cooperarem para destacar as peças, a partir de uma pequena depressão em meia lua que existe em todos os encaixes do livro.
Pode ser utilizado individualmente ou num pequeno grupo – muito bom para tapete ou mesa redonda. Um livro a ser trabalhado dos leitores emergentes (2 anos) a crianças mais crescidas; um livro muito inclusivo que tem provado a sua aplicabilidade junto de diferentes situações de diversidade funcional. Livro muito resistente, cartonado, ideal para empréstimo domiciliário a crianças e jovens que não controlam a força dos dedos. Este livro deverá ser “apresentado” à criança por um adulto que fará a mediação do seu conteúdo e, depois, a deixará folhear autonomamente.

Ler mais: Catálogo
Ver também: guião de trabalho Laredo
Livro recomendado PNL 2027, que sugere intervalo etário dos 0 aos 2 anos-Pré-leitura


Trabalho desenvolvido Miguel Horta e Maria José Vitorino por Laredo Associação Cultural

Comentários

  1. prazer de compartilhar o trebalho de vozes (disculpa por mi portuguès) i receber as suas noticias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares