Areia e mais areia...

Instalação de praia - Fotografia de Madalena Horta

Alguma areia...
Já aqui vos falei das atividades na Maré com crianças curiosas, passando o gosto pelo Mar e suas criaturas. Mas a praia também é palco para múltiplas brincadeiras e jogos. Os desportos náuticos, que podem bem começar experimentando fazer carreirinhas na rebentação (na minha infância não existiam Bodyboards, apenas colchões Repimpa a que esvaziávamos a almofada para maior fruição desportiva), ganhando a confiança e o conhecimento do mar que permitam à criança, no futuro, fazer surf, nadar fora de pé, praticar mergulho, natação e tantas outras possibilidades. Quando era miúdo, um dos meus irmãos organizava uma espécie de Jogos Olímpicos de Praia onde todos participávamos em diversas modalidades. Mas a presença da areia, matéria moldável, consistente enquanto molhada, levava-nos a outros voos, esses artísticos. Lembro-me que o nosso grupo de crianças ganhava frequentemente o Concurso de Construções de Areia da Praia da Rocha (organizado pelo Diário de Notícias), resolvendo de forma prática a escassez de livros (era o nosso prémio favorito: livros dos Cinco e dos 7 e outras aventuras de leitura rápida). O meu irmão Rui, treinado pela minha prima Anita, não tinha rival no escalão dos mais velhos. Lembro-me do meu brioso segundo prémio com um espadim azul moldado com areia, inspirado nas aventuras do meu tio José Filipe nos mares da ilha do Bazaruto (Moçambique). Hoje, vou promovendo, junto das crianças os diferentes recursos plásticos da praia: dos salvados naturais ao lixo marítimo, dos calhaus às conchas e pedras - a formas vão surgindo da areia, dando origens a instalações de praia ou castelos temporários construidos à beira mar. No final recolhemos sempre o plástico e colocamos no contentor da praia. 
Detalhe de aldeia de areia construída na praia da Amoreira
 - O que destoa é o brinquedo em plástico...

Também é bem engraçado fazer uma mini aldeia com pedras, areia e raminhos (sugerindo árvores), que sirva de pretexto para uma brincadeira. Quem já fez um barco à vela com um osso de choco, uma pena de gaivota, cola e uma vela de papel, que levante o dedo! Não é que se levantaram várias mãos... E quem ganhou a regata?
O Verão vai passando e vou-me lembrando...



Comentários

Mensagens populares