Clube Inclusivo de BD - Primeira sessão
Começou ontem o nosso pequeno projeto
Clube inclusivo de banda desenhada da escola Sarrazola. Com a
professora Decas Novo, explicámos aos professores de educação
visual envolvidos, a natureza do nosso projeto. Os alunos voluntários
presentes seguiram com muita atenção a explicação - vão ser os
pares criativos de colegas da "educação especial" que se irão juntar ao grupo na
próxima sessão. Conversámos sobre a importância dos adjetivos, os
verbos e as onomatopeias na construção da banda desenhada: também
se desenha com as palavras... Juntei um balão de BD a um telefone
para exemplificar como nasce uma personagem. Depois, partilhei alguns
livros, exemplificando a diferença entre álbuns e o livro
tradicional de banda desenhada. Às tantas, os alunos soltaram umas
belas gargalhadas ao folhear o livro “Não fiz os trabalhos de casa
porque...” de Davide Cali e Benjamin Chaud – um livro fundamental
(junto com“Cheguei atrasado à escola porque...”) numa biblioteca
frequentada por leitores dos 10 aos 15. Para além do trabalho
inicial em torno da estrutura e da comunicação de uma ideia
através da BD, também dedicaremos o nosso tempo às diferentes
técnicas do desenho. Fui passando a ideia do trabalho colaborativo,
em pequeno grupo ou em tandem, como é habitual entre os autores de
Banda Desenhada. Até breve.
Comentários
Enviar um comentário