Projeto 10x10 já começou na ES Seomara da Costa Primo
Nesta edição do Projeto 10x10 (Descobrir/Gulbenkian)
regressei à Secundária Seomara da Costa Primo (Amadora), desta vez para trabalhar
com o Nuno Resende (Educação Física) e a Helena Moita de Deus (Biologia). Lá na
escola, já reencontrei a minha companheira Elisa Moreira dos “Uivos Lusófonos”.
Trabalho planificado e lá fomos à aventura! O primeiro contacto com a turma do
10º ano, na aula de Biologia, foi engraçado; contei uma história homenageando Seomara
da Costa Primo, falei do meu trabalho e a conversa foi derivando para temas da
ciência e dos animais. Gostei particularmente da conversa sobre lobos e cães –
afinal sou eu que estou a aprender… Mas realmente reveladora foi a aula de
Educação Física, onde se soltaram, respondendo com alegria aos exercícios
incomuns que fomos propondo. Pedi que cada um escolhesse uma criatura do
oceano, do estuário ou do rio, de acordo com a sua personalidade. A cada animal
escolhido fui comentando com algumas curiosidades biológicas, completadas com
outras referências dos alunos. Depois seguiram-se exercícios de movimento e voz
– um trabalho em torno da memória, da atenção e da cooperação imaginativa, utilizando
algumas micropedagogias.
Paralelamente ao projecto tenho vindo a ler um pouco mais sobre Seomara da Costa Primo. Dei com um livro de botânica com belas ilustrações. Talvez daqui surja alguma ideia para o projeto...
É interessante ler aquilo que Seomara escreveu em 1930 sobre o ensino; junto aqui uma pequena citação: “...transformação dos métodos de ensino em métodos activos,
que tendem a favorecer a actividade pessoal da criança, procurando rodeá-la das
mesmas condições que encontrará na vida, levando-a a resolver problemas em que
é colocada, dentro das suas forças e da sua mentalidade, o que é certo é que
também nos nossos programas muito pouco se cuida dos problemas da vida."
Comentários
Enviar um comentário