Leitura Bibliotecas Estabelecimentos Prisionais
Imagem de sessão de escrita criativa no EP Guimarães (Guimarães Capital da Cultura) |
Cá está o Curso da Laredo Associação Cultural
Leitura Bibliotecas Estabelecimentos Prisionais!
Registo de
acreditação CCPFC/ACC86703/16
3 de dezembro e 5 de novembro
Local: Fundação Calouste Gulbenkian
Formadores:
Maria José Vitorino e Miguel Horta
Destinatários:
Educadores de infância (há-os nas Prisões), Técnicos de Estabelecimentos
Prisionais, Técnicos de Bibliotecas Públicas, Bibliotecários, Professores do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Mediadores Culturais
PROGRAMA
A população
prisional em Portugal tem vindo a aumentar em número. Muitas escolas em todo o
país desenvolvem ensino em prisões, escasseando as ofertas de formação para os
professores envolvidos. Alguns centros de formação têm vindo a identificar esta
necessidade, por estarem mais próximos de estabelecimentos prisionais, como,
por exemplo, Lisboa, Cascais, Bragança, Évora, Porto, Faro e Ponta Delgada A
Biblioteca prisional tem um papel muito importante na aprendizagem ao longo da
vida, e pode ser um recurso valioso em estratégias lectivas, ao mesmo tempo que,
com a biblioteca pública, constitui um parceiro a ter em conta pelas
bibliotecas escolares.
1. Atualizar informação sobre estabelecimentos prisionais, bibliotecas prisionais e escola
em contexto prisional;
2.Sensibilizar
para o valor educativo da mediação leitora, da promoção da leitura e das
bibliotecas em contexto prisional, numa perspectiva inclusiva; 3.Promover
estratégias educativas de cooperação interbibliotecas – biblioteca escolar,
biblioteca pública, biblioteca prisional – sustentáveis quer da educação formal
quer da aprendizagem ao longo da vida de reclusos/as;
Conteúdos da
acção
Apresentação da
ação 1 hora
Módulo 1.
Estabelecimentos prisionais em Portugal, 2015. Serviços de leitura e
biblioteca. Escola na prisão. 2 horas
Módulo 2.
Bibliotecas prisionais. Guidelines IFLA, 2005. Guidelines das Bibliotecas
Escolares, 2015. 3 horas
Módulo 3.
Leitura e mediação leitora em contexto prisional. 8 horas.
Módulo 4.
Estratégias promotoras de leitura e literacia. 10 horas
Encerramento e
Avaliação da ação de formação 1 hora.
Link:
Comentários
Enviar um comentário