- A Convenção sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência – art.º 3º e 4º
- Conceito de mediação leitora
- O papel das
bibliotecas na deficiência mental e reabilitação
- Diferentes metodologias de
aplicação da mediação leitora
- Doença mental - promoção da
autonomia e respeito pela individualidade
- Conceito e papel da escrita
imaginativa
- Metodologia de aplicação:
exercícios práticos
- Apresentação de atividades
práticas: poesias, livros e livros de imagens
- Leitura e apresentação
- Formas de manipulação de livros
- Fatores de seleção de livros
- Objetivos na seleção de livros
- Realização de ficha de trabalho
para exploração de livro
- Apresentação de curtas-metragens
- Sessão prática de
seleção de livros e preparação das metodologias mais adequadas para a
sua comunicação aos públicos visados
- Análise das
propostas e fichas de trabalho elaboradas
- Sessão de
apresentação de livros e debate sobre os resultados
Destinatários
. Técnicos envolvidos em atividades de
bibliotecas e de serviços/centros de documentação de ONG da deficiência;
. Técnicos de bibliotecas dos serviços da
Administração Pública Central, Regional e Local;
Nº máximo de formandos – 18
Nº de horas/ação: 12h
Formador/ação: Miguel Horta
Local de formação: Lisboa
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