Quando a cor dá uma ajudinha no autismo...
Estamos constantemente a pensar em recursos novos que se
possam utilizar nas nossas oficinas dedicadas a públicos com necessidades
educativas especiais. É preciso inventar todos os dias, sobretudo quando o
público é composto por crianças do espectro do autismo.
Como as cores podem ajudar no trabalho com autismo? Na nossa
oficina Com pés e cabeça (Descobrir/Gulbenkian) , quando o grupo assim o exige, utilizamos um código de
cores simples e figuras geométricas claras para os nossos exercícios de corpo. Privilegiando
o trabalho em tandem, tanto o monitor com o participante têm o mesmo código de
cores (um círculo) o que ajuda bastante na concretização de percursos
psicomotores ou na identificação da figura humana, neste caso o “recorte” dos
seus corpos. Na abordagem das diferentes partes do corpo, utilizamos o código
de cores simples em molas de roupa que servem para identificar um braço, perna,
barriga, orelha…e por aí fora.
Este é apenas um exemplo dos recursos em Psicomotricidade
que costumamos utilizar nas nossas oficinas. Mas há muito mais…
Já
agora… apresento-vos o jogo da bola, uma espécie de jogo de damas cromático e
tridimensional, para identificação simples das cores. Joga-se á vez, com molas
de roupa coloridas. Amanhã invento mais...
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