Estabelecimento Prisional de Lisboa, ala dos jovens, quarto dia.
Projecto "A cor das histórias"
Apresso-me a contar as novidades da minha manhã no estabelecimento Prisional de Lisboa com os meus jovens reclusos… Depois das apresentações de alguns livros doados (estou melhor que o professor Marcelo…), decidi começar o dia lendo em jeito de RAP a “Pedra filosofal” de António Gedeão. Aí os presos começaram a fazer um “Beat” , batendo nas mesas e fazendo vocalizações ritmadas num Hipop perfeito. Fiquei encantado. Peguei no “Fala de um homem nascido” e propus que cada um lesse uma estrofe mantendo o fundo musical do Beat. Eles agarraram o desafio e o resultado foi lindo. Depois começámos a brincar com o “Calçada de Carriche”, “Anda Luisa, Luisa sobe” à procura do ritmo da mensagem. Fizeram-me prometer que traria fotocopias dos poemas para eles “trabalharem a cena”. Criado o ambiente, fizemos uma brincadeira em torno “dos sons nascem histórias”; usar a competência da palavra para contar a história sugerida por uma banda sonora aparentemente abstracta. Senti algumas dificuldades na capacidade de desenhar com a língua Portuguesa a historia sugerida. Uns vão tentar escrever o que ouviram, outros desenharão. No final requisitaram dois livros de banda desenhada, um manual de astrologia, um Harry Potter e um livro de Álvaro de Magalhães. A pequena cela transformada em biblioteca vai ganhando vida, está mais limpa e agora ostenta alguns trabalhos dos reclusos na parede. O frio, esse continua terrível. Fazemos as sessões de gorro na cabeça.
PARABÉNS Miguel, excelente trabalho. mjoão
ResponderEliminarComo deve estar mudado o ambiente, Miguel. Como ex-EPL, só te posso dar os parabéns pela tua incansável pertinência junto aos "brothers" das Alas mais inteligentes.
ResponderEliminarO resultado só pode ser de sucesso porque os man, meu, agarram qualquer possibilidade para se tornarem melhores pessoas e largar de vez com a puta da má sorte.
E tu podes dar-lhes a chave para poderem abrir mais uma porta p'ró futuro. Muitos deles não te vão desiludir, camarada.
Boa! Prossegue e vai contando, animas o pessoal. O das alas mais e menos inteligentes dentro e fora dos estabelecimentos.
ResponderEliminarObrigado amigos! Quero dizer aqui que o zé "Prisas" tem apoioado o meu trabalho desde o primeiro momento através do Blog dele onde mantém uma presença muito atenta a tudo quanto diz respeito à vida no interior dos EPs.
ResponderEliminar